Artigos de revisão não sistemática de literatura, também chamados de revisões narrativas ou integrativas, são artigos nos quais um determinado assunto é abordado, preferencialmente por autores com destacados conhecimento e produção relacionados, visando a apresentar uma revisão crítica do material já publicado.
As formas mais comuns de publicação do protocolo de uma revisão sistemática são as seguintes: Registro da revisão sistemática no PROSPERO: análogo ao ClinicalTrials.gov, o PROSPERO é uma base de registro de revisões sistemáticas. O registro é simples e gratuito.
Como sabemos, revisões sistemáticas seguem um planejamento previamente estabelecido para sua condução. Esse planejamento idealmente é documentado no que chamamos de protocolo da revisão sistemática. Uma boa prática em pesquisa é a publicação desse protocolo.
Resumo: A metas-síntese é uma metodologia emergente nas ciências da saúde, que permite, através da síntese de resultados de estudos primários, valorizar a evidência científica da investigação qualitativa. Objetivo: Rever conceitos e métodos mais utilizados em metas síntese.
12 dicas de como escrever a seção de Materiais e Métodos do seu artigo científico