A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. Exemplo: ... Reprovou: verbo na voz ativa; a ação praticada pelo sujeito: reprovar Cristiano.
São três as vozes verbais:
Significado de Voz substantivo feminino [Anatomia] Vibração nas pregas vocais que produz sons e resulta da pressão do ar ao percorrer a laringe. Capacidade de falar; fala: perdeu a voz durante o discurso. [Música] Parte vocal de uma composição musical: melodia em três vozes.
A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A preposição utilizada para introduzir o agente da passiva é a preposição por, que pode aparecer também nas suas formas contraídas com artigos: pela, pelas, pelo, pelos.
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo: A escola será pintada.
A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).
Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. Nela, o sujeito é denominado assim porque “sofre” a ação verbal. O verbo pode flexionar-se, ou seja, mudar em relação ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa.
A voz passiva analítica é usada para indicar que o sujeito da oração sofre a ação verbal. Neste tipo de voz passiva, a ação é praticada pelo agente da passiva.
Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.
Camara Jr. (1977a: s.v.), em quem Macambira se inspirou para elaborar os esque- mas de vozes, refinando-as com mais detalhamento, define a voz medial como aquela em que à forma ativa adjunge-se um pronome adverbal átono referente à pessoa do sujeito, indicando integração do sujeito na ação que dele parte.
Quando falamos de voz grave ou voz aguda, estamos nos referindo aos tons que o cantor consegue alcançar com sua voz na escala geral dos sons. Dessa maneira, estamos falando de de extensão vocal. Uma extensão vocal é definida como o intervalo que você consegue cantar sem dificuldades.
A voz passiva enfatiza o objeto de uma frase. Passive voice é usado em inglês quando se busca enfatizar, em uma oração, o receptor da ação, isto é, o objeto da voz ativa, que na voz passiva encontra-se na posição de sujeito-paciente.