É um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas, nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, ou seja, onde há perda parcial de dentes. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento em que este desejar.
Segundo Heloísa, a prótese protocolo é o que existe de mais moderno para a reabilitação de um paciente que perdeu todos os dentes, sejam eles da maxila ou da mandíbula. “Ela é fixada com implante osseointegrados e sobre eles parafusada uma prótese total, tipo dentadura”, conclui.
Ela é feita a partir de moldagens que reproduzem a anatomia da arcada superior (maxilar) e da arcada inferior (mandíbula) do paciente. A solução tem estrutura removível e dentes de resina mais resistentes e ganhou tecnologia com o passar dos anos.
A dentadura fixa é rígida e imóvel, o que permite uma mastigação semelhante à dos indivíduos com dentes naturais. O segredo dela é a sua união estável aos ossos da arcadas dentárias através dos implantes dentários.
Para os pacientes que usam próteses fixas, a higiene bucal deve ser realizada da mesma forma como de costume, porém, dando uma atenção especial aos pilares e nas áreas de cimentação. "Nestas regiões deve-se utilizar fio dental super floss e escovas interdentais.
Durepox, bolinhas de algodão, massa de pão e gomas de mascar são apenas algumas das artimanhas caseiras para fixar o pivô que caiu.
Quando for utilizar a resina bisacrílica para preencher o molde do enceramento realizado previamente, coloque o material primeiro na porção oclusal ou incisal dos dentes, e posteriormente na porção cervical. Mantenha a ponteira imersa no material para evitar a formação de bolhas.
A resina bisacrílica é um material bastante eficaz para a confecção de coroas provisórias por apresentar boa estabilidade de cor, praticidade técnica, precisão de proporção, pouco ou nenhum odor, baixa reação exotérmica, boa adaptação marginal, resistência e estética favorável.
60 dias