Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:
O texto de divulgação científica é um tipo de texto expositivo e argumentativo mais elaborado. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema.
DICAS E CARACTERÍSTICAS DO TEXTO CIENTÍFICO
O importante é que todos estabeleçam entre si uma ligação, de forma que uma ideia represente a sequência da outra. Compreende-se, portanto, que a estrutura de um parágrafo deve conter a mesma estrutura de um texto composto por vários parágrafos. Assim sendo, estamos falando de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título. A numeração da página deve constar à direita na parte inferior da folha, em algarismos arábicos.
Portanto, recomenda-se o mínimo de três parágrafos, um para cada etapa, sendo que a de desenvolvimento pode ser dividida em dois, um para cada argumento, totalizando quatro parágrafos.
Como um parágrafo é composto de 2 a 4 elementos(TSAC) e cada um deles pode ter no máximo 2 linhas, então nós recomendamos um máximo de 8 linhas.
- superior e esquerda: 3 cm - inferior e direita: 2 cm Parágrafo: 1,0cm a partir da margem esquerda de 3 cm. Espaçamento entre linhas: 1,5cm Espaçamento entre Parágrafos: 02 enter; dar 01 enter e escrever no 2º enter.
O artigo completo deve conter no mínimo 12 (doze) páginas e não deve exceder 15 (quinze) páginas, incluindo a bibliografia, os anexos, as notas, as tabelas e quadros. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm.