1) Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc. 2) Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.
São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO: a Queimaduras.
As lesões mais comuns no esporte
5. CAUSAS DAS LESÕES LESÕES # CAUSAS: -Exógenas: agentes físicos, químicos, biológicos, desvio de nutrição; -Endógenas: padrões genéticos, resposta imunitária, fatores emocionais. 6. EXÓGENAS OU EXTRÍNSECAS Agentes físicos: Temperatura; eletricidade, radiações, sons, gravidade e pressão.
Fatores Endógenos - Intrínseco ao hospedeiro- Idade- Fatores hormonais- Fatores metabólicos- Fatores Congênitos- Fatores Hereditários- Fatores Imunológicos- Fatores neurogênicos. Fatores Exógenos - Exteriores ao hospedeiro- Traumatismos- Microrganismos patogênicos- Agentes físicos- Agentes químicos.
Os agentes ou factores que causam uma doença, podem ser classificados como factores endógenos (do próprio organismo) ou exógenos (do ambiente), pelo papel que desempenham na causalidade multifactorial das doenças e pelo seu potencial agressivo (virulência). É estudada em patologia humana, veterinária e vegetal.
Podemos concluir com este trabalho que a cárie dentária é a doença infecciosa, endógena, transmissível e tri-fatorial. Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias).
Os principais agentes etiológicos conhecidos estão normalmente agrupados no grupo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos.
O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
Descrição: A Doença de Chagas ou Tripanossomíase Americana é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
O ciclo da doença de chagas acontece por meio do Barbeiro, que fica contaminado com o protozoário ao picar algum animal que tenha a doença. Ele é o único transmissor da doença de chagas para o ser humano.
O protozoário flagelado Trypanosoma cruzi é o agente causador da doença. Ele foi descoberto por Carlos Chagas em 1909 e o nome foi dado em homenagem ao epidemiologista brasileiro Oswaldo Cruz, que foi o descobridor da doença.
Resposta: A doença de chagas é provocada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi que se hospeda em insetos, o barbeiro é o transmissor oficial. Esse transmite a doença ao ser humano através da picada, pois defeca no mesmo local e através da picada o protozoário atinge o sangue do indivíduo.
O agentes transmissor é o vetor, o agente causador é o patógeno em si, o que irá desencadear a doença.
As principais formas de transmissão da doença de chagas são: Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).
Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença. A transmissão acontece pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue.
Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.
Modo de Transmissão Ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, quando infectada pelo Plasmodium spp.
Durante ou imediatamente após picar uma pessoa, barbeiro defeca sobre sua pele, eliminando grande quantidade do protozoário Trypanosoma cruzi, permitindo que o mesmo penetre no nosso organismo através da ferida da picada. O ato de coçar o local que foi picado aumenta a chance de contaminação.
A moléstia tem suas primeiras manifestações dentro de duas semanas, com o aparecimento de febre e mal estar. Daí, ela some do mapa e só vai causar encrencas por volta de duas décadas depois, quando uma parcela dos infectados começa a apresentar graves sintomas cardíacos ou intestinais.
O tratamento para a doença de chagas, que é causada pela picada de um inseto conhecido como "barbeiro", deve ser iniciado o mais rapidamente após o diagnóstico e é feito com a ingestão de Benznidazol, um medicamento antiparasitário oferecido gratuitamente pelo SUS.
O motivo de não matar o inseto barbeiro diretamente com as mãos é: d) Porque ao esmagá-lo você poderá entrar em contato com as fezes do inseto que pode estar contaminada.
O período de chuvas é propício à proliferação do barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas. Isso ocorre por causa da variação da umidade e elevação da temperatura nessa época.
Medidas preventivas
Chagas pode levar até 30 anos para se manifestar no organismo. Tem cura se for descoberta no início. Mas, depois que vira doença crônica, dá para tratar somente as complicações. O problema é que o governo só dá o remédio para chagas.