A litosfera corresponde à camada sólida da Terra e compõe a porção mais distante do centro do planeta. A litosfera, que é camada superior e rígida da Terra, apresenta temperaturas inferiores em relação às demais porções do planeta e certa mobilidade em sua estrutura dinâmica.
A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada.
A Terra é um planeta terroso, telúrico. A superfície dessa massa sólida recebe o nome de crosta ou litosfera, composta por rígidos blocos denominados placas tectônicas.
As únicas camadas que podem ser consideradas sólidas são a crosta (devido as baixas temperaturas que permitem que as rochas se solidifiquem) e o núcleo interno (onde a pressão elevada faz com que o mesmo permaneça rígido).
A Terra é constituída, basicamente, por três camadas: - Crosta Terrestre: Camada superficial sólida que circunda a Terra. - Manto: camada logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.
A crosta terrestre é a camada da Terra onde os seres vivos habitam e onde se constrói o espaço geográfico. A outra camada é chamada de sial (crosta superior), composta por rochas sedimentares, granitos e outros tipos de rochas; os minerais predominantes são o silício e o alumínio. ...
O núcleo terrestre é a camada interna da Terra com os maiores níveis de pressão e temperatura. ... O núcleo externo é líquido, com uma fluidez muito maior que a do manto, em razão das temperaturas que se aproximam dos 3000ºC. Sua extensão vai de 2900 km até os 5150 km.
manto terrestre