O esguicho regulável pode gerar três tipos de jatos: sólido, neblina e atomizado. O primeiro, também conhecido como compacto, é mais fechado e, por isso, a abertura de seu leque é reduzida.
Existem diversos modelos de esguichos, entre eles podemos citar os seguintes:
Dentre os tipos de mangueira mais utilizados estão as mangueiras de incêndio de tipos 1, 2, 3, 4 e 5. Todos estes tipos de mangueiras são fabricados pela Bucka nos diâmetros de 1.
A mangueira tipo 1 é indicada para pisos lisos. A mangueira tipo 2 é indicada para pisos de áreas comerciais e industriais. As mangueiras tipos 3 e 4 são são indicadas para pisos nos quais é desejável uma maior resistência à abrasão.
Tipos de hidrante
Basicamente, o sistema de hidrantes é constituído por um ponto que há um reservatório de água, ligado a uma ou mais saídas com válvulas angulares que controlam o fluxo de água pelo uso de diversos mecanismos como adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e outros acessórios.
Hidrante de recalque: É instalado em frente a edifícios e condomínios e tem como função alimentar o sistema de hidrantes da edificação. Também serve para recalcar água para o incêndio pela viatura do Corpo de Bombeiros.
O sistema de hidrantes conta com um reservatório de água, tubulações, peças hidráulicas, bombas de incêndio, abrigo de mangueiras, registro de recalque e de manobra. Juntamente com os sprinklers ajudam no combate e na extinção do incêndio.
A caixa para hidrante deve ter espaço o suficiente para acomodar o hidrante, esguicho, chave para mangueira e mangueiras de incêndio. ... Geralmente, fica em frente às edificações e garante que todos os hidrantes no interior da construção recebam água pressurizada para utilizar no caso de uma emergência.
São destinados ao combate de incêndios e outras operações, e estão sempre ligados aos encanamentos de abastecimento de água, permitindo a adaptação de bombas e/ou mangueiras para o serviço de extinção de incêndios. ...
Ele também é um equipamento de segurança de rua usado como fonte de água para ajudar no combate a grandes incêndios. ... Alguns hidrantes possuem um compartimento para abrigar as mangueiras que podem ser ligadas a ele em caso de incêndio.
O hidrante (de solo) aquele encontrado nas ruas, somente o Corpo de Bombeiros tem permissão para usar. Sempre no chão ao lato dele terá uma tampa de ferro ou concreto. Abaixo da tampa tem um registro e a chave que abre o registro fica de posse do Corpo de Bombeiros.
substantivo masculino Boca de cano de água, com válvula, em via pública, para ligar mangueira para extinção de incêndios.
COMO UTILIZAR O HIDRANTE?
Embora existam diferentes tipos de hidrante, eles funcionam da mesma forma: basta conectá-lo a uma fonte de água pressurizada, acoplar a mangueira a uma das bocas do hidrante e abrir a válvula, responsável por controlar a vazão de água que chegará às mangueiras. O hidrante sempre tem acionamento manual.
Para desenrolar: O companheiro puxa a junta de união mais externa, com a mangueira ainda posicionada sobre o ombro do outro bombeiro.
A função principal do registro de recalque de hidrante é fornecer a pressurização necessária para manter alimentado o sistema hidráulico preventivo, permitindo que os hidrantes de parede do interior do prédio contem com toda a água necessária, nas devidas medidas de pressão, para combater eventuais ocorrências de ...
O registro de recalque tem a função de abastecer a coluna de hidrantes da edificação e pode estar instalado no calçamento (conforme fotos 1 e 2 abaixo) ou ainda na fachada da edificação (foto 3).
↘O REGISTRO DE RECALQUE serve para abastecimento da coluna de Hidrantes da Edificação. ... O caminhão Tanque ou pipa do Corpo de Bombeiros, faz a patolagem das conexões das mangueiras do caminhão ao registro para abastecer a coluna de HD (HIDRANTES) da edificação e manter a linha de combate abastecida.
Hidrantes de recalque Esse hidrante é localizado em áreas externas dos edifícios, ou na calçada – normalmente sob tampas de ferro. Esses tipos de hidrantes são de responsabilidade particular da edificação. Seu objetivo principal é abastecer o sistema de combate a incêndio, através do caminhão do corpo de bombeiros.
A Válvula de Governo e Alarme (VGA) é um dispositivo importantíssimo no combate a incêndios e atua em conjunto com o Sprinkler automático, formando um sistema eficiente. ... No combate aos incêndios, sua função é atuar como um alarme a partir da abertura do Sprinkler automático.
Destes pressupostos, retiramos os métodos de extinção do fogo: extinção por resfriamento, extinção por abafamento, extinção por isolamento e extinção química. Este método consiste na diminuição da temperatura e, consequentemente, na diminuição do calor.
O que são Hidrantes e Mangotinhos?? Os hidrantes e mangotinhos são componentes do sistema fixo de combate a incêndio. ... Próximos às saídas de água há as chamadas caixas de incêndio onde as mangueiras são ancoradas. Esse sistema tem o objetivo de combater ou conter o incêndio até a chegada do corpo de bombeiros.
O carretel tipo mangotinho para hidrante é um acessório importante na prevenção e combate a incêndios. Designado para sistemas que devem permanecer fixos na parede, ele pode ser articulável ou basculante, dependendo da necessidade da edificação.
O mangotinho fica sempre conectado ao seu esguicho, o que faz com que, em combinação com seu diâmetro e vazão menores, deixe sua utilização muito mais fácil, comparada ao uso de uma mangueira de jardim, enquanto os hidrantes comuns possuem peças específicas, que precisam ser montadas no momento do incêndio e que, por ...
Os chuveiros automáticos desempenham o papel de detectores de incêndio, só descarregando água quando acionados pelo calor do incêndio. ... Quando um ou mais chuveiros são abertos, o fluxo de água faz com que a válvula se abra, permitindo a passagem da água da fonte de abastecimento.