Uma junta de concretagem, por outro lado, se define apenas como um encontro de dois concretos adjacentes executados em dias diferentes, porém sem espaçamento entre eles.
A junta fria é formada pela interrupção do lançamento do concreto, além do tempo de início de pega. Requer precauções especiais para garantir, ao reiniciar-se o lançamento, a suficiente ligação do concreto pré-endurecido com o da nova concretagem.
Faça uma mistura de água e concreto mais fina que as instruções da embalagem, uma viscosidade de tinta cairá bem. Aplique com um pincel grande ou escovão. Essa etapa ajudará a criar uma ligação mais forte entre o concreto novo e o existente. Não deixe essa camada secar antes de aplicar o concreto novo.
As juntas de dilatação correspondem ao espaçamento deixado entre placas de concreto que compõem o revestimento, isso ocorre para que a expansão térmica seja possível, garantindo assim mais flexibilidade à obra, já que os materiais, seja concreto ou metal, dilatam com o calor e contraem com o frio.
Em locais muito extensos, juntas de dilatação são colocadas para evitar possíveis danos causados pela expansão e contração dos elementos com a temperatura.
Misture o concreto conforme as instruções da embalagem. Se você estiver usando o concreto regular, adicione argamassa ao concreto para ajudar a unir o concreto velho ao novo. Se você estiver usando um concreto para remendo, não adicione o aditivo de ligação porque ele já faz parte do produto.
As chamadas “juntas frias” são comuns em emendas de lajes, visto que o concreto novo não adere ao antigo. Para evitar essa falha, use o tecbond MF quartzolit para promover a aderência deste novo concreto ao antigo.
A água deve ser adicionada aos poucos, buscando uma consistência maior para a massa, que deverá grudar no teto. É muito importante que você também aplique o chapisco antes do reboco, para que a massa grude com maior facilidade.
A grande maioria das construtoras divide a concretagem da estrutura de concreto armado em duas etapas: Na primeira etapa são concretados somente os pilares (até a cota do fundo de viga). E após alguns dias de trabalho, concretam-se as vigas e lajes.
Como resolver e evitar uma junta fria. Misture o concreto a partir da porção anterior interrompida com concreto fresco, se possível. Use um vibrador para trabalhar as duas fases em uma só mistura de concreto tanto quanto possível. O nível de dureza ou fixação do primeiro concreto posicionará se isso é possível.
A junta fria é formada pela interrupção do lançamento do concreto, além do tempo de início de pega. ... Este tipo de junta tem a vantagem de facilitar o adensamento do concreto, e por ficar na posição vertical não há o aparecimento de matérias, como a nata, que possam prejudicar a aderência do concreto novo.
O efeito termoelétrico foi descoberto em 1821 pelo físico Thomas Seebeck, que notou na junção de dois metais diferentes (ou de um metal com uma liga, ou de duas ligas) a presença de uma diferença de potencial elétrico mensurável. A essa junção foi atribuído o nome termopar.
Descreve a correlação entre a deformação medida e a tensão mecânica. O módulo de elasticidade é dependente da temperatura. ... Com sensores de alta precisão que podem ser calibrados, a compensação é feita por meio de elementos de níquel dependentes da temperatura na ponte.
Preparação do concreto para vigas aéreas Antes de coloca-la em funcionamento, umedeça a parte interna. Depois que ela entrar em movimento, coloque a brita e um pouco de água. Após misturar por 1 minuto, adicione o cimento, a areia e o resto da água; deixe a betoneira girar por 3 minutos e pronto.
Para criar a cinta de amarração, passe a fiada inteira usando tijolos do tipo canaleta, depois separe os vergalhões para a instalação, sendo que nenhum tijolo deve ficar desguarnecido. O melhor é colocar os vergalhões unidos na mesma posição, se possível, com variações mínimas: isso vai aumentar a solidez da parede!
As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.
Para realizar um reparo eficiente, a fissura deve ter, no mínimo, uma largura de 0,5 cm e profundidade de 1 cm. Somente assim será possível realizar a limpeza na cavidade. É preciso remover todas as partes soltas e poeira. Na hora de retirar as sujeiras da trinca, utilize um estilete ou uma espátula em formato V.