Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo). ...
Arame de Alpaca
Veja 12 dicas para conservar melhor as bijuterias em casa
A água é oxidativa, possui sal na composição e danifica o banho, portanto tire as semi joias ao tomar banho todos os dias, pode ser incomodo mas elas duraram muito mais, além de permanecerem com mais brilho e beleza. ... Se você não gosta de banho de mar saiba que a areia também contem sal e danifica as peças.
Principais cuidados com semijoias no dia a dia
Afinal, qual é a durabilidade das semijoias? É muito relativo, pois depende de basicamente de dois fatores: a qualidade das peças e os cuidados da usuária. Por isso, as semijoias podem durar um período de 3 meses ou anos.
Qual o melhor tipo de semijoia? A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. Apenas acessórios banhados são considerados semijoias.
Então, não se esqueça que as joias recebem pedras preciosas naturais, enquanto as semijoias contêm pedras semipreciosas (que não deixam de ser naturais) e, também, pedras sintéticas de alta qualidade, como a zircônia. Já as bijuterias são fabricadas com pedras sintéticas de plástico de baixa qualidade.
Quando uma peça é folheada, ela recebe camadas de metal precioso (ouro, prata ou ródio) e essas camadas definem a qualidade e a durabilidade da peça. Essa é a maior característica das SEMIJÓIAS e não existe semijóia que não possua algum tipo de metal precioso em sua composição, portanto, folheados são semijóias.
A semijoia é feita de material menos resistente. Pode até vir a ser um material natural como o quartzo, por exemplo, mas não é uma pedra preciosa como a esmeralda. O que define a peça como uma “quase” joia é que ela é revestida – ou banhada – de um material nobre.
Os folheados são acessórios feitos de metal, assim como as semijoias. Na finalização, eles recebem uma camada de metais nobres, por isso o termo “folheado”. A qualidade e a resistência são altíssimas, além da aparência que também se assemelha bastante às joias preciosas.
São produzidas com materiais de qualidade inferior e raramente são banhadas em prata ou ouro. O acabamento das peças pode ser feito com tinta dourada ou prateada, com a função de envernizar a peça. Em alguns casos, pode ser acrescentada uma camada bem fina de ouro, processo denominado flash de ouro.