O Lugol é o nome dado a solução que é composta por iodo e iodeto de potássio. Este nome foi dado pelo químico francês Jean Lugol cuja função seria remediar as funções da tireoide.
O iodo é um mineral necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos que irão regular as funções do organismo, sua deficiência pode levar ao bócio e seu excesso pode causar intoxicação. O funcionamento correto da glândula tireoide depende do iodo.
COMO É REALIZADO O TRATAMENTO? A dose de Iodo – 131 não tem cheiro, nem gosto ou cor. O paciente deverá estar em jejum para receber a dose de Iodo-131 por via oral e assim permanecer por mais 2 horas após a administração do radiofarmaco. Mas não precisará permanecer na clínica durante este período.
Precauções:Ao aplicar a tintura de iodo na pele não cobrir o local com tecido oclusivo. O produto não deve ser usado no tratamento de feridas abertas (podem resultar na absorção do iodo) em curativos oclusivos. Restrição de Uso:Pode causar intoxicação pelo iodo em neonatais e gestantes.
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide).
Sua absorção é realizada praticamente toda pelo intestino delgado. Quando não há mais a necessidade do iodo ele é excretado pela urina.
Deficiência importante de iodo na gravidez pode causar:
Alimentos – As principais fontes alimentares para obtenção de iodo são especialmente produtos marinhos, como peixes, mariscos, algas, e em algumas quantidades específicas de leite, ovos e vegetais e frutas, dependendo do solo onde são cultivados ou de animais que foram alimentados com rações que continham o nutriente.
20 ALIMENTOS QUE SÃO UMA BOA FONTE DE IODO
É a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, autoimunidade, ou intoxicações por certos remédios. Os principais sintomas são: dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios. É o aumento do tamanho da tireoide.
Certas Verduras Cruas Algumas verduras cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinolatos, que podem interferir negativamente com a produção de hormônios da tireóide. Entre essas verduras estão o repolho, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre.