A amostra deformada de solo é aquela retirada com a destruição ou modificação apreciável de suas características in situ, também chamada de amostra amolgada quando ocorre a fragmentação do material amostrado.
O tipo mais simples de amostra indeformada é a retirada de um bloco de solo, obtido ao se cortar um pedaço de solo do tamanho desejado e cobrindo-o corretamente a fim de evitar perdas de umidade e rupturas e em seguida, deve-se identificar o bloco atentando-se para a marcação das faces superior e inferior.
EQUIPAMENTOS PARA A AMOSTRAGEM Para a retirada das amostras simples, utiliza-se diversos tipos de trados. Pode-se também usar ferramentas da fazenda como: enxada, pá reta (cortadeira), enxadão (EMBRAPA, 1982), que estejam bem limpas.
É importante, pois as obras civis sempre são construídas sobre solos argilosos adensáveis. Pergunta 10 1 em 1 pontos Podemos considerar que uma amostra é indeformada quando? Resposta Selecionada: c. Quando a amostragem preserva as condições de estado do solo e não causa desagregação.
Solução: Os índices diretamente determinados em laboratório são: a umidade, a massa específica dos grãos e a massa específica natural do solo. Os demais índices são calculados a partir desses, por meio de expressões que os correlacionam com os três citados.