Elevação do ponto de ebulição é o aumento do ponto de ebulição de um solvente pela adição de um soluto. ... Um exemplo disso seria a adição de sal em uma calçada coberta de gelo. O soluto (sal) reduz o ponto de congelamento do gelo, o que permite que o gelo se derreta em uma temperatura mais baixa.
Na mistura de água e sal, a água é o solvente - o que dissolve, enquanto o sal é o soluto, o que é dissolvido. ... Juntos, os dois íons formam o NaCl ue se mantêm unidos pela atração entre suas cargas negativa e positiva, que se neutralizam entre si.
Sean diz que ao adicionarmos sal à água, acontece um fenômeno de elevação do ponto de ebulição, que envolve três conceitos básicos de química: soluto, solvente e solução. O sal (composto saluto) adicionado ao líquido (solvente) cria-se uma solução (água salobra), que exige maior exposição ao calor para ferver.
Quando adicionamos sal de cozinha (NaCl) na água, os íons Na+ tendem a ser atraídos pela região eletricamente negativa de algumas moléculas de água, aos mesmo tempo que os íons Cl- presentes no reticulado cristalino do sal são atraídos pela região eletricamente positiva de outras moléculas da água.
A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).