As células apresentadoras de antígenos profissionais (APCs do inglês Antigen Presenting Cells) são células do sistema imunológico que são especializadas em apresentar um antígeno para uma célula T. Os tipos principais das APCs profissionais são células dendríticas (DC), macrófagos e células B.
O sistema imune distingue "o que é próprio" do "que é estranho" e reage contra substâncias que considera como "estranhas". A presença de sangue ou tecido estranho no corpo desencadeia uma resposta imune que resulta em reações à transfusão de sangue e rejeição de transplante.
Várias citocinas estão implicadas na rejeição do enxerto intestinal, uma vez que o processo da rejeição corresponde ao mecanismo inflamatório. As pró-inflamatórias incluem fator de necrose tumoral-a (TNF-a) e interleucina-1 (IL-1)(3).
Existem três tipos de rejeição: hiperaguda, aguda e crônica (ABTO, 2003).
A vasculopatia livedoide (VL) é uma doença cutânea recorrente crônica e dolorosa, caracterizada pela presença de lesões que se iniciam como máculas e/ou pápulas purpúreas, puntiformes ou lenticulares, nos membros inferiores (terço inferior das pernas e tornozelos), que, em seguida, geralmente, sofrem ulceração e, ...
São moléculas reconhecidas como estranhhas ao organismo, derivadas de um indivíduo genéticamente diferente.
A vasculopatia diabética ou doença vascular diabética refere-se ao desenvolvimento de bloqueios ou oclusões das artérias, algumas vezes chamadas de endurecimento das artérias do corpo humano, devido ao diabetes.
Xenotransplante (origem grega transl.: xenos significa estranho, convidado, hóspede) é o processo de transferir cirurgicamente um tecido de uma espécie para outra distinta. Este tipo de tecido também pode ser denominado xenoenxerto.
O receptor do enxerto é capaz de reconhecer as células do doador e montar uma resposta contra elas. Os principais responsáveis pelos processos de rejeição são as moléculas do complexo de histocompatibilidade principal (MHC). Essas moléculas são codificadas por genes altamente polimórficos que são amplamente expressas.