A luz propaga-se em linha reta. Há vários exemplos que comprovam esse princípio, como a observação do caminho percorrido pela luz que sai de um projetor de filmes. Esse furo permite a entrada de luz projetando uma imagem dentro da câmara na face oposta ao furo. ...
Quando a luz se propaga em meios homogêneos e transparentes, podem–se observar três princípios da óptica geométrica que são fundamentais para a compreensão de muitos fenômenos. São eles: princípio da propagação retilínea, princípio da independência dos raios de luz e princípio da reversibilidade da luz.
A óptica é um ramo da física destinado ao estudo dos fenômenos luminosos e se baseia em três princípios básicos: propagação retilínea da luz, reversibilidade dos raios luminosos e independência dos raios de luz. ... É por causa desse princípio que existem sombras, penumbras e eclipses.
A sombra e a penumbra surgem quando um anteparo é colocado na frente de uma fonte extensa de luz. Estamos acostumados a nos deparar com a nossa própria sombra ou com a sombra de objetos que nos cercam. Sabemos que elas surgem sempre que um objeto (ou anteparo) está na frente de uma fonte de luz.
Com a fonte de luz extensa, pode-se observar na figura que existe uma região atrás do objeto opaco que recebe uma pequena intensidade de luz da fonte, não sendo totalmente escura, esta é denominada penumbra. Logo, penumbra é uma região parcialmente iluminada e ocorre quando se tem uma fonte de luz extensa.
Penumbra (do Latim pænes, "quase", e umbra, "sombra total") é a região em que somente uma parte do corpo ocultante está obscurecendo a fonte de luz (as outras regiões de sombra são a umbra, de sombra total, e a antumbra, região de eclipse anular).
Portanto, podemos definir sombra como sendo a região do espaço que não recebe luz diretamente da fonte extensa ou pontual. Já a penumbra é a região que recebe apenas parte da luz direta da fonte.
A sombra e a penumbra se "formam" um determinado corpo é colocado na frente de uma fonte de luz extensa. Sombra: quando o corpo recebe uma parcela dos raios de luz e a parte oposta à fonte pontual fica escura, chamamos de sombra essa região que os raios de luz não atingiram (região onde não há luz).
LUZ E SOMBRA, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objectos, são a base da tridimensionalidade no desenho e na pintura. Num desenho realizado em duas dimensões (no papel), a luz e a sombra são os elementos que definem e caracterizam o volume de dito objecto.
Todo o segredo da diferença entre luz dura e suave está no tamanho aparente da fonte de luz em relação ao objeto ou pessoa fotografada. Quanto maior for essa fonte de luz, mais suave é o efeito, e quanto menor, mais dura é a iluminação. ... Fontes de luz pequenas causam iluminação dura, com sombras marcadas.
Resposta. O chiaroscuro — “luz e sombra” ou, mais literalmente, claro-escuro” — é uma técnica inovadora de pintura do artista Leonardo da Vinci, pintor renascentista do século XV, juntamente com o sfumato. O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto.