* Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco. * Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção.
No século III A.C., o estudo da anatomia avançou consideravelmente na Alexandria. Muitas descobertas lá realizadas podem ser atribuídas a Herófilo e Erasístrato, os primeiros que realizaram dissecações humanas de modo sistemático. A partir do ano 150 A..C.
Obra-prima do médico renascentista Andreas Vesalius de Bruxelas, o atlas de anatomia De Humani Corporis Fabrica acaba de ser relançado no Brasil em edição caprichada. Publicado originalmente em 1543, o livro assinalou o início da ciência e da pesquisa modernas baseadas na observação direta dos fenômenos.
Vesalius descreveu as artérias, as veias e a anatomia do coração, afirmando categoricamente não ter encontrado poros ou canalículos no septo interventricular 4 .
William Harvey
Todo sangue, seja ele rico em oxigênio ou em gás carbônico, chega ao coração através das veias. Enquanto vai passando pelas diferentes partes do nosso corpo, o sangue deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos (lixo) produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos.