Resposta. Se for no Brasil, o principal grupo social foi a Elite Agraria. Porém três fatores influenciaram isso: a questão militar, religiosa e a abolição da escravidão.
Assembleia Geral
Os grupos que sustentavam o Regime Imperial no Brasil eram basicamente os militares, apoiadores diretos da monarquia, isto é, monarquistas, e parte das oligarquias agrárias, que migraram para o lado republicano após a abolição da escravatura.
O evento representou o fim da Monarquia Constitucional e o início da Era Republicana, instaurando o regime presidencialista no Brasil. ...
A causa imediata da Questão Militar foram as declarações do Tenente-coronel Antônio de Sena Madureira (1836-1889), oficial de prestígio que privava da amizade do próprio Imperador, que em 1883 se opôs ao Projeto de Lei de autoria do Visconde de Paranaguá, que obrigava a contribuição ao montepio dos militares.
Os grupos socais envolvidos na proclamação da república foram os cafeicultores paulista e os integrantes do exército. Isso porque esse dois grupos eram os mais interessados na deposição do imperador e na formação de um governo republicanos.