A partir do momento que o ego se manifesta como a consciência do indivíduo, ele passa a determinar as ações e também os instintos que este tem, diante das situações que ocorrem no mundo real. Além disso, outro ponto onde o ego surge e contribui é para a construção da personalidade deste mesmo indivíduo.
O termo Ego vem da Psicologia, mais especificamente da área de Psicanálise. Surgiu para explicar como é o funcionamento da mente impulsiva/inconsciente/consciente humana. Em palavras comuns, Ego é também a “personalidade” de uma pessoa.
Qual é a diferença entre o Ego e Superego? O Ego opera sobre o princípio de realidade enquanto que o Superego opera no princípio da moralidade. O Ego faz um indivíduo concentrado unicamente na realidade que faz com que ele seja egoísta, mas o Superego faz com que um indivíduo seja altruísta.
Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano. O Id é regido pelo “princípio do prazer”. ... O superego é o componente inibidor da mente, atuando de forma contrária ao id.
Pra todos os fins, o poder do subconsciente surge quando deixa de haver uma incongruência entre a mente consciente e a mente inconsciente, quando a pessoa de fato é o que acredita ser e vice-versa, em razão da neuroplasticidade e criação de hábitos positivos.