Pontos-chave. As causas da hipocalcemia incluem hipoparatireoidismo, pseudo-hipoparatireoidismo deficiência de vitamina D e insuficiência renal. A hipocalcemia leve pode ser assintomática ou provocar cãibras.
A hipercalcemia corresponde ao excesso de cálcio no sangue, em que são verificadas quantidades desse mineral superiores a 10,5 mg/dL no exame de sangue, podendo ser indicativa de alterações das glândulas paratireoides, tumores, doenças endócrinas ou por efeito colateral de alguns medicamentos.
Para que serve o Exame Cálcio iônico? Quando os níveis de cálcio estão baixos, o paciente pode apresentar diferentes condições médicas que causam sintomas variados. Por isso, o exame de cálcio iônico é feito para permitir entender melhor os níveis de cálcio iônico presentes no organismo do paciente.
Há dois exames para medir o cálcio no sangue. O teste cálcio total mede ambas as formas livre e ligada. O teste cálcio ionizado mede apenas a forma livre, metabolicamente ativa. Diariamente, perde-se uma pequena quantidade de cálcio do organismo, filtrado do sangue pelos rins e excretado na urina.
A falta de cálcio no organismo é detectada através de exames de sangue. Já para diagnosticar a carência dele nos ossos, o ideal é fazer uma densitometria....Quando está em níveis baixos, a pessoa pode apresentar: