O poema: Elemento pertencente ao gênero lírico, o poema é um gênero textual que apresenta características que permitem identificá-lo entre os demais gêneros: é um texto composto em versos e estrofes, em uma oposição aos textos compostos em prosa (textos escritos em parágrafos, ou seja, em linhas longas).
Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos). Foi provavelmente criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).
O soneto deve ter 14 versos (linhas) divididas em quatro estrofes, sendo dois quartetos (com 4 versos) e dois tercetos (com três versos). Rima: Os dois quartetos devem ter o mesmo par de rimas, quando se muda a rima do primeiro para o segundo quarteto o soneto perde muito do seu valor.
A composição alta e milagrosa, ... William Shakespeare, além de teatrólogo, desenvolveu o soneto inglês, composto por três quartetos e um dístico, diferente da composição original de Petrarca. Desde o século XVI, o soneto adquiriu importância ao redor do mundo, tornando-se a melhor representação da poesia lírica.
História. A criação do soneto é contestável. Em geral, sua origem é atribuída ao poeta e humanista Francesco Petrarca, do século XIV; no entanto, atualmente sabe-se que essa estrutura lírica já era usada um século antes por Giacomo de Lentino, ele teria criado a partir da poesia popular da Sicília.
Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos. Quarteto ou Quadra: estrofe formada por quatro versos. Quintilha, Quinteto ou Pentástico: estrofe formada por cinco versos. Sextilha, Sexteto ou Hexástico: estrofe formada por seis versos.
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns como: - Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos. - O uso da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas.