Literatura. O gênero dramático designa os textos literários feitos para serem representados no palco. Sua origem, que remonta à Grécia Antiga, liga-se às festas religiosas em homenagem ao deus Dionísio (Baco).
Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses. Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia.
A palavra “melodrama” é originária do francês “mélodrame”. ... Já no século XIX, o melodrama se define como gênero teatral, por utilizar com autonomia a prosa, numa linguagem popular, recheada de mistério, sentimentalismo, suspense, e outras formas de sofrimento e alegria próprias do cidadão comum, o proletariado.
1 Aspectos históricos e conceituais do melodrama O melodrama3 é um gênero misto que tem sua origem no século XVIII influenciando as artes dramáticas até os dias atuais. Seu desenvolvimento se deu em um contexto histórico da Revolução Francesa em um período de intensas e radicais transformações na França.
À palavra melodrama costuma-se associar a noção de um drama exagerado, com heróis, vítimas e vilões desenhados de forma plana e envolvidos numa ação inverossímil que embaralha as regras e termina sempre com o triunfo dos bons sobre os maus, da virtude sobre o vício. Ele é isso, mas é também muito mais.
No tocante à literatura, o drama é uma composição em prosa ou verso caracterizado por diálogos e ações, que procura representar a vida real. ... Diferentemente do drama, o melodrama é caracterizado por elementos bombásticos, e atribui ao sentimentalismo exagerado sua principal fonte de vida.
Resposta. A palavra “melodrama” é originária do francês “mélodrame”. Etimologimamente é formada pelos termos “melos” (grego), que significa som, e “drame” (latim antigo), que significa drama.
Os gêneros teatrais mais conhecidos são os seguintes: comédia, drama e o musical. Os gêneros teatrais entretanto, podem ser mais diversos ainda, compreendendo a ópera, a farsa, a mímica, o melodrama teatral, entre outros.