Fotorrespiração é uma via dispendiosa que compete com o ciclo de Calvin. Ela começa quando a enzima rubisco atua sobre o oxigênio em vez do dióxido de carbono.
Dessa forma, a fotorrespiração teria como função dissipar o excesso de ATP e NADPH2, produzidos na etapa luminosa da fotossíntese, protegendo a planta da foto-inibição e permitindo uma rápida recuperação após o período de estresse.
As plantas não se limitam a produzir oxigênio, elas também respiram. À semelhança dos animais, elas inspiram oxigênio e expiram dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico ou CO2. ... Assim, só podem produzir oxigênio quando têm luz. No entanto a respiração ocorre continuamente, tanto de dia como de noite.
Seres aeróbicos respiram para que o gás oxigênio seja utilizado na quebra da glicose e nos dê energia. Tanto animais como as plantas realizam a respiração celular! ... Enquanto os animais pulmonados “enchem o peito de ar”, as plantas respiram pelas aberturas especiais da epiderme chamadas estômatos.
A clorofila absorve a luz do sol para que a fotossíntese aconteça. É nas folhas onde ocorre respiração e transpiração. Esses dois processos são possíveis porque na superfície da folha existem estruturas chamadas de estômatos, que se abrem e fecham, permitindo a entrada e saída de gases e água da planta.