Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente?
O QUE É LANÇAMENTO CONTÁBIL
Os lançamentos no Livro Diário podem ser feitos de forma manuscrita, por reprodução ou por meio eletrônico. Os registros precisam seguir uma ordem cronológica, desde o primeiro dia até o último dia de cada ano, independente da forma de escrituração.
O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).
Uma compra, uma venda, um pagamento, um recebimento, uma depreciação e qualquer outra transação que ocorra na empresa e que envolva no mínimo duas contas é um fato contábil. Assim, os fatos contábeis representam as transações que influenciam a situação patrimonial da empresa, podendo ou não alterar a situação líquida.
CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS CONTÁBEIS. Existem três espécies de fatos contábeis: permutativos, modificativos e mistos, cujas características estudaremos a seguir. Fatos permutativos ou compensativos são os que trazem variações do ponto de vista específico, sem alterar a situação líquida do patrimônio.
Fatos Permutativos: aqueles que não alteram o valor do patrimônio líquido, visto que representam apenas permuta entre elementos patrimoniais. Fatos Modificativos: aqueles que alteram o valor do patrimônio líquido.
Os fatos contábeis são os permutativos, modificativo e misto. Os fatos contábeis que modificam o patrimônio líquido são os modificativos, eles podem alterar a situação do patrimônio líquido de uma empresa para mais ou para menos, classificando-se assim como fato contábil modificativo aumentativo ou diminutivo.
Fato contábil (também chamado de fato administrativo) é todo evento que afeta diretamente o patrimônio da empresa, podendo ser dividido entre fatos contábeis permutativos (qualitativos) e fatos contábeis modificativos (quantitativos), estes fatos também devem ser informados aos órgãos governamentais responsáveis pela ...
Atos Administrativos - Acontecimentos que não alteram o patrimônio de uma empresa. Fatos Contábeis - Acontecimentos que provocam alterações qualitativas e /ou quantitativas no patrimônio da empresa.
Significado de Permutativo adjetivo Que se refere a permuta; que está relacionado com trocas.
1.
A contabilidade estuda o patrimônio em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Aspectos qualitativos tratam dos componentes do patrimônio segundo a espécie de cada um (qualidade). Aspectos quantitativos referem-se ao valor com que cada elemento possa ser expresso em moeda (valor monetário).
Os fatos modificativos, também chamados de quantitativos, como já dito anteriormente, remetem à modificação direta (para mais ou para menos) do patrimônio líquido da empresa, que pode acontecer via aumento ou redução de suas próprias contas, ou até mesmo pela apropriação de despesas e receitas.
O método de escrituração mais desenvolvido é o chamado "método das partidas dobradas", e por isso deve ser utilizado pelos contabilistas. Existem outros, como o de "partidas simples", que normalmente são satisfatórios para os outros tipos de escrituração.
O método utilizado pela contabilidade é o das Partidas Dobradas, inclusive ele é universalmente utilizado. Ele é o principal meio processador de dados – sua amplitude de conceitos permite ser um método lógico e estruturado de processar dados e transformá-los em informações úteis e universais.
O método das partidas dobradas determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento corresponde a crédito em outra conta. Ou seja, não pode haver um valor credor sem um valor devedor correspondente.
Em suma, existem dois principais métodos de escrituração que podem ser usados por uma empresa para registrar os chamados fatos contábeis – o método de partidas simples e o método de partidas dobrado. Ou seja, esses métodos de escrituração também são usados para registrar os atos administrativos relevantes.
São dois os Métodos de Escrituração conhecidos: Método das Partidas Simples e Método das Partidas Dobradas. Esse método consiste no registro de operações específicas envolvendo o controle de um só elemento.
O método das partidas simples é deficiente e incompleto, pois não permite o controle global do patrimônio. ... Um dos produtos deste método de escrituração é o Balanço Patrimonial.
No método das partidas simples, apenas as operações envolvendo pessoas são escrituradas, deixando de fora os eventos que envolvem elementos do patrimônio e do resultado. ... O método das partidas simples é nomeado dessa forma porque em uma transação é considerado apenas o débito ou o crédito ocorrido no fato.
No balancete de verificação são demonstrados todos os valores de patrimônio e de resultado, bem como as movimentações (de crédito e débito) e o saldo final. Através do balancete é possível analisar se houve gastos excessivos, desnecessários ou ainda se ocorreu alguma falha de gestão financeira.
A estrutura básica de um BP é composta por duas colunas, sendo que a da esquerda apresenta dados referentes aos ativos da empresa e a da esquerda as informações sobre os passivos e o Patrimônio Líquido (PL).
São elementos essenciais do lançamento no livro diário:
Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos. Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica.