Pólipo e medusa são duas formas que podem ser vistas no ciclo de vida de um cnidário. A principal diferença entre os pólipos e as medusas é que os pólipos vivem em locais fixos, como rochas e recifes, já as medusas se locomovem livremente.
Os micro-organismos que estão presentes no interior dos pólipos são as algas fotossintetizantes. Os pólipos são seres sésseis, o que significa dizer que eles vivem fixos a um substrato, diferentemente das medusas, que são organismos livres e natantes.
Os cnidários podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada. Nas hidras, o brotamento, um tipo de reprodução assexuada, é muito comum nas estações mais quentes do ano. Nesse processo, observa-se o desenvolvimento de um broto na parede do corpo do animal, o qual se destaca e torna-se uma hidra independente.
Os animais sésseis são geralmente chamado de pólipos. Pólipos são animais que tem forma de tubo, com a abertura da boca no topo com tentáculos em volta e a cavidade gástrica logo em seguida. Eles se reproduzem assexuadamente podem formar uma colônia.
Em sua organização corporal, os cnidários apresentam dois folhetos embrionários (diblásticos) e se trata do único filo Reino animal com esta característica. Sua simetria é radial e os espécimes possuem um compartimento digestivo interno chamado cavidade gastrovascular (gastro = estômago e vascular = relativo a vaso).
Poríferos: não possuem folhetos embrionários sendo animais ablástico, pois pararam na fase de blástula do desenvolvimento embrionário. Cnidários: São animais diblásticos, com apenas dois folhetos embrionários (ectoderma e endoderme) e pararam na fase de gástrula no desenvolvimento embrionário.
Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos. ... Essas células participam da defesa dos cnidários contra predadores e também da captura de presas.
Isto acontece porque a água viva tem um filamento que penetra na pele da presa e através dele é injetada uma toxina, ou seja, uma proteína tóxica é como se ela estivesse aplicando uma injeção de toxinas na presa. Existem vários tipos de toxinas, sendo que os efeitos mais graves são provocados pelas neurotoxinas.
Como tratar queimadura de água-viva
Também conhecida como medusa, essa criatura possui células chamadas cnidócitos, dotadas de filamentos que injetam toxinas na pele de suas vítimas, produzindo a sensação de queimadura.