A visão inatista defende que os seres humanos nascem programados biologicamente para falar, assim como os pássaros para voar. A linguagem se desenvolve naturalmente nas crianças. ... As crianças aprendem bem sua língua materna, quer num ambiente estimulante e culto, quer num ambiente desumano.
A linguística estuda a estrutura dos códigos, os fatos da língua. ... O inatismo nasceu de uma reação contra o behaviorismo e procurando dar conta do aspecto “criativo” da linguagem, a teoria chomskyana apoiou-se no pressuposto de que o ser humano dispõe de uma capacidade inata para a linguagem.
Assim, a linguagem é o principal meio de comunicação para o ser humano. ... O que torna a linguagem, “um meio de comunicação que proporciona conhecimentos para construir uma representação do mundo, com a mediação do adulto”.
Competência é o que cada colaborador deve saber, os conhecimentos, habilidades que deve possuir, atitudes e comportamentos que deve apresentar, ao passo que desempenho é o que cada colaborador deve entregar, em outras palavras, são os resultados requeridos de cada cargo.
A gestão de competências pressupõe uma base sólida de competência humana para sustentar a competência organizacional. A gestão de desempenho baseia-se na performance no trabalho, que inclui tanto competências individuais quanto atributos organizacionais.
A gestão de desempenho é focada em resultados. Ou seja, a gestão é feita com base na execução de tarefas, nos resultados alcançados e nas metas atingidas. ... Já a gestão de competência foca nas capacidades do profissional, em seu potencial para desenvolver as atividades de seu cargo.
A gestão de desempenho por competência é uma estratégia eficaz para auxiliar a empresa na identificação de pontos de melhoria. ... O desempenho do colaborador quanto às atividades da organização, é uma forma da mesma verificar o nível de satisfação e como os profissionais atendem as demandas e geram resultados.
Qual o objetivo da gestão de desempenho? ... Então, esse é um processo sistemático que pode ser usado para conseguir que os membros de uma equipe alcancem suas metas, melhorem sua eficiência e obtenham melhores resultados ao mesmo tempo que a empresa alcança seus objetivos.
Por gestão do desempenho, entende-se o processo de definir e alinhar expectativas para o trabalho, acompanhar a performance, avaliar resultados e implantar ações de melhoria e desenvolvimento. É um processo contínuo, que mobiliza diferentes participantes e que engloba diversos processos clássicos de RH.
A gestão por competências é pautada em uma análise dos processos corporativos e é embasada nos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores. Ela orienta as admissões e facilita a condução dos procedimentos de RH.