Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. ... No discurso indireto, o narrador "conta" o que a personagem disse.
Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em uma só narrativa, pode haver mais de um tipo de discurso. Ou seja, esses discursos podem estar interligados, dando mais entendimento ao conteúdo ou mesmo gerando mais emoção e expressividade.
Indireto, pois é o narrador quem descreve as falas dos personagens e não há travessão, ou seja, precisão das frase correta que o personagem falou.
Tipos de discurso narrativo O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. A depender do uso do discurso, a narrativa pode ser mais dinâmica ou mais estática, mais natural ou mais forçada, mais interessante ou mais desinteressante e mais objetiva ou mais subjetiva.
Redação. Discurso direto: o narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
Narrativa é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. As notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas, são, entre outras, formas de se contar uma história, ou seja, são narrativas.
O foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual esse narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo. Ele participará da história, será ele um mero espectador, enfim, como tudo isso decorrerá?
Resposta:Narrador: o conto tem um foco narrativo onisciente, ou seja, é um narrador em 3° pessoa. Esse tipo de narrador nos permite observar e entender melhor os fatos e as características dos personagens. Personagens: os principais personagens são Vilela, Camilo, Rita e a cartomante.
Desfecho: Vilela descobre a traição da mulher e do amigo. Primeiro ele mata a mulher e pede Camilo que vá à sua casa urgentemente. Então o amigo, depois de ser enganado pela cartomante, vai à sua casa e é morto com dois tiros.
B - O desfecho de A Cartomante é trágico e seus personagens, Vilela, Camilo e Rita, formam o típico triângulo amoroso de grande parte das obras do período realista.
A falta de experiência e a negação de sua intuição acabam por traçar-lhe o fim trágico. A grande jogada do texto se dá na medida em que a citação de Shakespeare em Homlet dá o tom da narrativa, pois não só a inicia, como retoma ao texto por duas vezes (na fala de Rita e na memória de Camilo) e justifica o desfecho.
A história começa numa sexta-feira de novembro de 1869. Rita, angustiada com a sua situação amorosa, resolve consultar, às escondidas, uma cartomante que serve como uma espécie de oráculo. Apaixonada pelo amante Camilo, amigo de infância do marido, Rita teme pelos relacionamentos correrem em paralelo.
Trata-se de uma das mais famosas falas de uma das peças de Shakespeare, Hamlet. Eis que o príncipe da Dinamarca assim nos introduz no conto: “Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha nossa filosofia”.
Resposta. tipo machado sempre que traz um sentido as coisas nos seus livros, nesse caso além do adultério que tem em quase toda sua obra ha o fato de camilo no ser religioso mas no momento de desespero por estar com seu romance em risco apela a uma vidente.
08 – Que fato desencadeia a mudança de comportamento de Camilo? A carta anônima que recebe.
Podemos notar que a metáfora utilizada para fazer referência ao comportamento de Rita é o seguinte: "Rita ri tá". Isto é, o autor afirma que Rita , pessoa, está a sorrir enquanto narra, afirma portanto que apresenta um estado de espírito alegre.