Os vereadores, por força do art. 29, inc. VIII, da CF/88, desfrutam somente de imunidade absoluta, desde que as suas opiniões, palavras e votos sejam proferidos no exercício do mandato (nexo material) e na circunscrição do município (critério territorial).
O agente diplomático acreditado num determinado país tem à sua disposição uma imensidade de elementos sobre os mais variados aspectos da vida desse país que poderá recolher, selecionar, analisar e remeter para os serviços nacionais de que depende.
O agente diplomático tem a função de representar o Estado, defender seus interesses, negociar com demais Nações e proporcionar relações amigáveis com os mesmos. Por outro lado, os funcionários internacionais tem como função o planejamento e organização da cooperação internacional com órgãos públicos e ONGS.
Entre suas funções, o diplomata negocia acordos internacionais, incentiva relações culturais e econômicas internacionais, promove os interesses do país no exterior, busca melhorar a imagem internacional do Brasil, dá apoio a brasileiros no exterior, contribui com a política externa ao buscar informações importantes e ...
O trabalho de um diplomata envolve a representação do Brasil perante outros países. Esse profissional tem como função informar, negociar e acompanhar discussões internacionais, gerenciando as relações exteriores do governo brasileiro.
O diplomata é um servidor público federal responsável por representar os interesses do Brasil no exterior. Participa de reuniões internacionais, negocia em nome do país e auxilia na formulação e na execução da política externa brasileira.
O dia a dia de um diplomata Periodicamente é preciso viajar, até para ascender na carreira, pois cada nível do Itamaraty requer um número específico de horas no exterior. O funcionário pode servir em países em que o Brasil tiver embaixadas, consulados ou missões junto a organizações internacionais.
Para além do significado jurídico, a vida de um diplomata também é bastante estável: existe a rotina de processos inerente de qualquer função burocrática, o preenchimento de relatórios, a prestação de serviço público… pois é, isso também faz parte! Entretanto, se você acha monótono… Tudo bem, existe o lado rotineiro.
Todos os diplomatas, os oficiais e os assistentes de chancelaria deverão permanecer um período mínimo de dois anos e de, no máximo, quatro anos em missão permanente no exterior.