Primeiramente, temos que majorar a carga através de um coeficiente de segurança de 1,1, ou seja, consideramos 10% a mais de carga: Essa carga extra de 10% é considerada como sendo o peso próprio da sapata. Ou seja, a área da base da sapata deverá ser igual ou maior a cm² (5,29 m²).
A sapata associada ou radier parcial é uma sapata comum a vários pilares. São normalmente empregadas quando a posição de duas sapatas isoladas ficarem muito próximas por falta de espaço ou opção estrutural.
Sapatas flexíveis: são raras, usadas em fundações sujeitas a pequenas cargas. Podem ser utilizadas em solos com pressão admissível abaixo de 0,15Mpa.
Viga Alavanca, ou Viga de Equilíbrio, é uma estrutura que auxilia na distribuição de cargas nas fundações, sejam elas profundas (estacas) ou rasas (sapatas ou blocos). Quando um pilar fica desalinhado com o centro da fundação, as cargas que chegam desse pilar não são distribuídas corretamente para o solo.
Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
É um cimento que pode ter aplicação geral em argamassas de assentamento, revestimento, argamassa armada, de concreto simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro e outras. ...