Fungos demácios são encontrados na natureza e possuem como característica a presença de melani- na, responsável pela pigmentação escurecida de seus esporos e conídios e que parece se comportar como um fator de virulência.
As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas. As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas.
a) Artroconídios - São esporos (fig. 05) que se formam pelo simples desmembramento das hifas septadas. Juntamente com estas últimas, servem para diagnosticar, num raspado cutâneo, as Dermatofitoses (impingens, "frieira", onicomicoses). É o único tipo de esporo encontrado no gênero Geotrichum sp.
Micotoxicoses são intoxicações que acometem cães e gatos, causadas pelas toxinas produzidas por alguns tipos de fungo como os do gênero Fusarium, que produzem uma toxina conhecida como desoxinivalenol (DON) ou vomitoxina, causando a intoxicação também chamada de fusariose.
As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos filamentosos. ... As principais micotoxinas de ocorrência em grãos e subprodutos utilizados na nutrição animal no Brasil são: aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, tricotecenos e ocratoxina A.
Micetismo são intoxicações pela ingestão de fungos, cogumelos, dependendo da espécie pode atingir sistema nervoso, distúrbios intestinais, vômito, diarréia, convulsões, alucinações e ser fatal.
Micotoxicose: síndrome causada pela ingestão de uma toxina exógena, geral- mente como um contaminante do ambiente. Micetismo: síndrome causada pela ingestão de fungo produtor de toxinas endó- genas.
Os fungos podem ultrapassar a camada da pele e causar uma infecção local que pode se espalhar para tecidos, ossos e órgãos ou afetar todo o corpo. Micotoxicoses: Micotoxicose é uma doença gerada pela ingestão de micotoxina, uma toxina produzida pela fungo no alimento, que pode causar danos severos a saúde.
Micotoxicose são intoxicações causadas pela ingestão de alimentos contaminados com toxinas produzidas por fungos, bolores, podendo causar câncer hepático (fígado), náuseas, vômito, em gestantes danos ao embrião ou feto, causando aborto, retardo mental e má formação e também ser fatal.
Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.
Sinais de melhora. Os sinais de melhora da micose na pele incluem o desaparecimento das lesões arrendondadas, avermelhadas ou esbranquiçadas na pele e a diminuição da coceira e, no caso de micose de unha, o desaparecimento da cor amarelada ou branca da unha e o seu crescimento.
Por ser uma doença causada por fungos, essa condição é combatida com remédios antifúngicos, que devem ser prescritos por um médico de sua confiança. O tratamento é longo e dura, em média, 60 dias.
O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL). Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias. Clotrimazol creme 1% – 1 aplicação (5 g) à noite por 7 a 14 dias.