Afastadores cirúrgicos São utilizados para afastar os tecidos da pele e órgão para que o cirurgião possa visualizar toda a área necessária. Esse grupo é dividido em dois tipos: Afastadores dinâmicos e os auto-estáticos.
Os afastadores constituem os instrumentos de exposição, uma vez que são utilizados para afastar os tecidos e, consequentemente, expor ao cirurgião os órgãos ou os planos anatômicos do paciente. Esses equipamentos exigem força manual contínua. É utilizado para afastar a pele e os músculos superficiais.
De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese.
O período cirúrgico é dividido em três fases: a primeira é a pré-operatória; a segunda, a intra-operatória e, a terceira, pós-operatória. Nesta última, a enfermagem desempenha o importante papel de proporcionar ao paciente o retorno às atividades rotineiras.
Classificação das Cirurgias
Cirurgias Limpas – são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local ou falhas técnicas grosseiras, cirurgias eletivas com cicatrização de primeira intenção e sem drenagem aberta.
Quais são as indicações da laparotomia ? As laparotomias estão indicadas quando o paciente tem uma doença abdominal desconhecida, para diagnosticá-la (laparotomia exploratória) ou para fazer uma correção cirúrgica de um mal já identificado (laparotomia eletiva ), nos casos em que a laparoscopia não esteja indicada.
A laparoscopia ginecológica é um procedimento cirúrgico muito usado para o diagnóstico e tratamento de doenças do trato genital feminino. Ele é seguro e com rápida recuperação, utiliza tecnologia com imagem em full HD, o que aumenta sua eficiência e qualidade.