Geralmente, as seleções de textos no Excel exigem alguns cálculos como SOMA, SOMASE, SE, MEDIA, PROCV, CONT. NUM, CONT. VALORES, CONT.SE, que facilitam bastante o processamento e validação de dados.
Se perguntarem “qual o seu nível” de conhecimento em Excel, não responda algo como: “tenho o básico”, “fiz um curso intermediário” ou ainda: “tenho o avançado”. Quem classifica os cursos em níveis (básico, intermediário e avançado) são as escolas de informática.
A maioria dos que procuram os cursos de Excel de nível básico e intermediário são aqueles que estão tendo contato profissional com a ferramenta pela primeira vez. Por isso, podemos considerar que possuem o nível básico ou intermediário aqueles que têm o domínio dos recursos descritos abaixo.
Excel Intermediário Saber efetuar cálculos básicos; Entender e fazer Macros simples; Utilizar funções básicas, em suas fórmulas; Fazer tabelas dinâmicas.
A informática intermediária é a etapa subsequente do aprendizado que inicia na informática básica. Tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos iniciais da utilização do computador, internet, softwares e aplicativos.
No nível intermediário, também conhecido como B, os alunos podem ser classificados em B1 ou B2. O B1 é considerado aquele em que existe uma compreensão maior sobre assuntos familiares. A pessoa desse nível consegue reproduzir discursos simples sobre alguns temas que conhece.
Enquanto no nível básico seu vocabulário, por exemplo, acaba se limitando a palavras e conhecimentos mais simples, como cores, animais e perguntas casuais, no nível intermediário ele já consegue entender e transmitir informações um pouco mais elaboradas sobre si mesmo, sua rotina e seus gostos pessoais.
Tem aumentado no Brasil o número de escolas de idiomas que no desespero para conseguir alunos fazem um comercial no qual garantem que você atingirá a fluência no idioma em 18 meses ou menos.