Define-se este último como sendo qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, enquanto presente durante a vida embrionária ou fetal, é capaz de produzir alterações na estrutura ou função do concepto. Nem toda a variação presente no desenvolvimento é considerada uma anomalia.
Definição: Ausência congênita ou defeitos na estrutura do olho, podendo também ser hereditária.
Quatro anomalias visuais frequentes
O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações. Essas anormalidades podem ser: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo.
O astigmatismo é uma doença ocular, caracterizada pela formação da imagem em eixos diferenciados, causando certa distorção. Isso ocorre porque a córnea nem sempre é redonda e lisa. Em algumas pessoas, ela pode apresentar irregularidades e/ou diferentes raios de curvatura.
quem tem astigmatismo possui dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, a visão das pessoas com esse problema de visão fica embaçada independente da distância dos objetos. Já quem tem miopia, tem dificuldade para enxergar apenas os objetos que estão longe.
No olho com astigmatismo, os objetos são focados em mais do que um ponto, distorcendo desta forma a visão, isto é, as imagens sofrem uma distorção ao passarem pela córnea e, como tal, surgem desfocadas quando projetadas na retina.
Causas. O astigmatismo é causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Ele é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia. Um astigmatismo ligeiro pode se desenvolver ao longo dos anos devido à alteração da curvatura da córnea provocada pelas milhares de piscadas diárias.
O que se sabe é que o problema acontece pela malformação da córnea, surgindo ao nascimento e piorando com o passar do tempo. Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência, e processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata.
O astigmatismo é uma das alterações de refração mais comuns. Por conta do formato da córnea, parecido com uma bola de futebol americano, as luzes ali refletidas não formam imagens nítidas. Para correção, é comum que o oftalmologista indique o uso de óculos ou lentes corretivas. ...
O astigmatismo é considerado alto quando o grau é acima de 4. Então não precisa se preocupar. Mas, de qualquer forma, é muito importante fazer o uso o óculos de grau. Afinal, você terá muito mais conforto para enxergar tudo ao seu redor 🙂 .
Como saber meus graus de astigmatismo?
O grau de miopia é considerado alto através de uma faixa de grau específica que defina se você possui um grau de miopia baixo, moderado ou alto: Baixa miopia: 0 a 3 graus. Miopia moderada: de 3 a 6 graus. Alta Miopia: mais de 6 graus.
Traumas oculares também costumam aumentar o grau da visão, no caso do astigmatismo. Algumas das causas mais frequentes deles são acidentes, doenças preexistentes (como a miopia, por exemplo) ou cirurgias feitas na região ocular.
O grau de astigmatismo tende a estabilizar por volta dos 20 anos de idade.
O astigmatismo alto é classificado quando a pessoa tem um grau elevado de astigmatismo nos olhos. Normalmente, acima de 4 graus já é considerado alto. Outra característica muito comum do astigmatismo é que, muitas vezes, ele vem acompanhado de miopia ou hipermetropia.
Porém, para a maioria das pessoas, o alongamento do globo ocular continua ocorrendo ao longo dos anos. Então, consequentemente, o grau de miopia acaba aumentando. Pesquisas recentes mostram que pode haver relação entre o alongamento do globo ocular com as horas que uma pessoa passa ao ar livre, exposta à luz natural.
Consultas semestrais para avaliar se seu grau não está aumentando. Se aumentar que seja -0.
Uma das principais motivações para aumentar o grau da miopia, segundo pesquisadores, é o fator genético. Nos casos em que um dos pais, ou ambos, possuem miopia, as chances de desenvolvimento do distúrbio visual são maiores, bem como seu desenvolvimento ao longo dos anos.
Estamos aqui para finalmente esclarecer essa dúvida de uma vez. E a resposta é: Não! Usar óculos não altera o grau da sua visão. Felizmente, não é possível que nossos olhos sejam alterados com o uso dos óculos de grau.
Hoje, sabemos que o grau, tanto da Miopia como de outros Erros de Refração, costuma sofrer uma leve variação, para mais ou para menos, com o passar da idade. Isso está relacionado a uma série de fatores, desde estresse até esforço ocular excessivo e outras variáveis.
A leitura em locais pouco iluminados está longe de piorar miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O que pode acontecer é a sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso forçá-los mais para enxergar, e dor de cabeça, pelo mesmo motivo. Por isto é melhor evitar. Televisão e computador pioram a visão?
– Visão embaçada para enxergar tanto de perto quanto de longe; – Dores de cabeça (principalmente ao ficar muitas horas em frente ao computador, celular ou lendo); – Vista “cansada” ao usar aparelhos eletrônicos ou ler; – Sensibilidade à luz.