A ética é um princípio eficaz dentro de uma profissão e quando cumprida de forma correta há benefícios tanto para quem pratica, quanto para quem recebe. O Conselho Federal de Psicologia é o órgão responsável por orientar, fiscalizar e disciplinar as atividades exercidas pelo psicólogo.
O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.
2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.
Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acer- ca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas ...
Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.
O Código de Ética Profissional Eles estabelecem princípios ético-morais de determinada profissão, e preveem penas disciplinares aos trabalhadores que não obedecerem aos procedimentos e normas de sua área, protegendo a sociedade de injustiças e desrespeito em qualquer esfera.
Conceito de código de conduta ética O código de conduta ética é um documento que reúne todas as regras a serem seguidas pelos membros de uma organização e até terceiros, se a empresa não optar por ter um código específico para terceiros.
Código de ética pode ser definido como um documento de texto com diversas diretrizes que orientam as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade com um todo, enquadrando os participantes a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a entidade ...
A ética é aplicada a diversas profissões, entre eles, os médicos, o CFM (Conselho Federal de Medicina) e os CRM's (Conselho regional de medicina) disciplinam o código de ética médica, que visa avaliar tudo e qualquer conduta dos profissionais da medicina, não deixando de considerar a moral de cada área e de cada ...
Aprenda como elaborar um código de conduta organizacional
O Código de Ética e de Conduta é o conjunto de princípios éticos fundamentais e regras de conduta que orientam o comportamento e possibilitam alcançar uma convivência justa e harmoniosa entre o Grupo Energisa e os públicos com quem mantém contato.
Entre elas, destacam-se questões como multas, advertência reservada, censura reservada, censura pública, suspensão do exercício profissional e cancelamento do registro profissional. Confira!
A regra de ouro − o princípio de que não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam − é, cer- tamente, o preceito mais difundido e aceito em todos os tempos. É hoje repetida na quase totalidade dos auto- denominados códigos de ética das grandes organizações.
Resposta. Resposta: Honestidade, bondade, empatia, respeito ao próximo e ao meio ambiente são exemplos de valores éticos fundamentais para a harmonia da sociedade. ... Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
De acordo com estudos recentes, a presença da Regra de ouro remonta já a 3000 a.C. na tradição védica indiana, «Não faças aos outros o que não queres que seja feito a ti; e deseja para os outros o que desejas e esperas para ti mesmo.» ...
A ética da reciprocidade, também chamada de regra de ouro ou regra áurea, é uma máxima moral ou princípio moral que pode ser expressa como uma injunção positiva ou negativa: Cada um deve tratar os outros como gostaria que ele próprio fosse tratado (forma positiva ou directiva).
Instituída pelo Artigo 167 da Constituição, a regra de ouro estabelece que o governo só pode emitir dívida pública para rolar (renovar) a própria dívida ou para cobrir despesas de capital, como investimentos em obras públicas e amortizações.
Roberto Tranjan
RIO - A regra de ouro está prevista na Constituição Federal e determina que as operações de crédito da União não podem ser maiores que as despesas de capital (essencialmente investimentos).
domingo, 12 de dezembro de 2010 Sabemos que a maioria dos acidentes no Setor Elétrico são por descumprimento das ”5 Regras de Ouro”. Esses cinco procedimentos devem ser utilizados na execução das atividades com eletricidade, com objetivo garantir a segurança dos trabalhadores e diminuir o risco elétrico.
Essas regras valem ouro!
As Regras de Ouro de Segurança: - são uma exigência para a obtenção do emprego e devem ser obedecidas a todo momento; - aplicam-se a todos: empregados, contratadas, fornecedores de serviços e visitantes. Avalie os riscos associados à tarefa. ... Observe e siga as orientações da sinalização de segurança.
Precauções gerais
As normas e regras de segurança do trabalho, conhecidas também como Normas Regulamentadoras ou NRs, são as medidas determinadas pelo Ministério do Trabalho, que tem como principal objetivo zelar pela segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.
7 dicas de segurança no trânsito: aprenda aqui e evite problemas 05 out 2017
As NRs são normatizações que detalham práticas de medicina e segurança do trabalho de acordo com áreas de estudo ou setores específicos. As primeiras 28 Normas Regulamentadoras foram criadas por meio da Portaria 3.
Quais são as Regras de Ouro da Segurança do Trabalho Isso significa que profissionais que atuam em áreas de grande risco — como os trabalhos realizados em altura ou em contato com redes de energia — devem atuar apenas após ter recebido treinamento prévio.