O que é o comportamento organizacional? ... Para Stephen Robbins, autor americano de livros sobre gestão de negócios, o comportamento organizacional “é um campo de estudo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estruturas no comportamento dentro das organizações“.
O estudo do comportamento organizacional é dividido em níveis. Os mais comuns são o individual e o grupal. No primeiro caso, a análise se concentra sobre o colaborador e seus objetivos, interesses, motivações, habilidades e competências profissionais, além de valores, percepções e atitudes.
Basicamente, existem dois níveis de comportamento organizacional: o individual e o coletivo. Entenda melhor como funciona cada um desses níveis.
Qual a Importância do Estudo do Comportamento Organizacional? O estudo de comportamento organizacional permite que os gestores de capital humano tenham pleno conhecimento do perfil das pessoas que têm em suas equipes. Essa visão detalhada dos colaboradores permite identificar e resolver potenciais pontos de conflitos.
Nesse sentido, entender o comportamento organizacional é fundamental para a avaliação do ambiente e para a adoção de práticas efetivas de gestão de pessoas que ajudem a garantir uma boa experiência de trabalho para o colaborador. ... O comportamento organizacional deve estar de acordo com os valores da organização.
Entende-se que o comportamento organizacional seria um fator a se considerar para a dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois balizaria o trabalho dos líderes e conferiria a estes a possibilidade de prever e, especialmente, evitar, problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
O estudo do comportamento humano nas organizações ajuda a aumentar nossa capacidade de entender a forma de agir de cada uma das pessoas. ... Entendendo esses modelos de comportamento organizacional, você conseguirá criar estratégias para fazer com que os colaboradores atuem da maneira certa em determinadas situações.
Nesse sentido, estudos na área corporativa mostram que existem três fatores fundamentais que fazem com que os profissionais sintam-se mais felizes no trabalho: autonomia, propósito e qualificação.
A satisfação profissional nada mais é que a soma de alguns fatores, tanto pessoais quanto ligados a empresa, como: Estar, sentir-se seguro de que temos o conhecimento, a capacidade e a experiência necessária para dar conta dos desafios que serão encontrados no trabalho.
5 dicas para motivar uma equipe pouco produtiva
Incentivar a equipe por meio de programas e ações pode ser uma maneira de alcançar mais produtividade através da motivação. Você pode, por exemplo, estabelecer planos de benefícios que incluam recompensas pelo alto desempenho. Seria o caso das variações no salário, participações em lucros e outros bônus.
Verificado por especialistas. O seu planejamento estratégico, tático e operacional, além dos planos de marketing, a cultura e o clima organizacional, e a competência e capacidade e inovar da mesma.
Um bom salário e uma situação estável já não são diferenciais decisivos para candidatos que buscam emprego. Hoje, fatores como reputação da marca empregadora e o reconhecimento do nome da empresa no mercado são considerados importantíssimos na hora da escolha.
Comece demonstrando que você entende os objetivos da empresa, usando algumas palavras-chaves e frases do site e, então, leve para o lado pessoal. Diga: “Sou pessoalmente atraído(a) por essa missão porque…” ou “Eu realmente acredito nessa abordagem porque…” e compartilhe um ou dois exemplos pessoais.