substantivo feminino Associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo num mesmo paciente: hipertensão e diabetes são comorbidades ligadas à obesidade. Condição da pessoa que apresenta, ao mesmo tempo, mais de uma doença.
substantivo feminino Característica, propriedade ou condição de coexistente; que existe de maneira simultânea. Que convive harmoniosamente ou de maneira pacifica. Etimologia (origem da palavra coexistência).
Os recursos financeiros e os custos de saúde para os pacientes com diagnóstico de diabetes tipo 2 abrangem várias comorbidades, como hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dislipidemia e doença renal. O controle desta doença deve englobar o tratamento das comorbidades no cuidado desta delicada população.
O DM2 é uma doença metabólica de etiologia múltipla e caracterizada por hiperglicemia que ocorre tanto por resistência à ação da insulina como por deficiência na secreção deste hormônio (SBNPE; ABRAN, 2011).
Complicações do diabetes
Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar.