Sintomas
As tênias adultas, as quais vivem no intestino das pessoas, geralmente não causam nenhum sintoma, mas podem causar desconforto abdominal, diarreia e perda de peso. A tênia dos porcos também pode formar cistos no cérebro e em outras partes do corpo (chamada cisticercose).
A balantidiose é transmitida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por cisto de Balantidium coli, que normalmente são encontrados em suínos.
Descrição: Infecção causada pelo protozoário Giárdia lamblia, que pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoíto.
O vetor causador da doença pode se apresentar de duas maneiras: cistos e trofozoítos (estágio adulto do protozoário). Eles são resistentes e não morrem com os ácidos liberados pelo estômago. Assim, chegam ao intestino delgado.
Em geral, o tratamento dura de 1 a 5 dias, a depender do medicamento utilizado e do quadro clínico da pessoa, entretanto, em casos persistentes ou recorrentes, o médico pode prescrever o uso de medicamentos por até 3 semanas. Saiba mais sobre os remédios indicados para cada tipo de verme e como tomar.
Esse protozoário tem os humanos como único hospedeiro e ataca micro lesões na parte urogenital, facilitando a entrada de outros microrganismos causadores de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Como outras DST, caso não seja tratada, a tricomoníase aumenta a probabilidade de uma pessoa ser infectada ou infectar a outros com o vírus da aids, o HIV. Pode também gerar complicações durante a gravidez, ocasionando ruptura da bolsa antes da hora, parto prematuro e nascimento de bebê com peso baixo.
A maioria das pessoas não tem sintomas. Os sintomas nas mulheres podem começar 5 dias depois de serem infectadas, mas podem demorar até 28 dias para aparecer. A maioria dos homens não tem sintomas. Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir a tricomoníase?