Por outro lado, para quebrar ou desfazer uma ligação peptídica basta adicionar uma molécula de água que ocorrerá o processo inverso à desidratação, denominado de hidrólise. Vale lembrar que os peptídeos são biomoléculas formadas por dois ou mais aminoácidos e a união de muitos peptídeos compõem as proteínas.
Peptídeos são compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas. Os peptídeos apresentam importantes funções no nosso organismo. Alguns funcionam como hormônios, outros como neurotransmissores, analgésicos e até antibióticos.
Podemos classificar um peptídeo segundo o número de aminoácidos: Dipeptídeo, com dois resíduos de aminoácidos, tripeptídeo com três resíduos e segue sequencialmente. Uma molécula com pouca quantidade de resíduos de aminoácidos é chamada de oligopeptídeo, com muitos resíduos chamamos de polipeptídeo.
Os aminoácidos são partículas que compõe as proteínas e podem ser divididas em dois grupos: os não-essenciais e os essenciais. Compostos por 20 tipos diferentes, eles são responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, bem como na formação de músculos, enzimas, células do sistema imunológico, entre outras coisas.
Além dos alimentos ricos em proteínas, os suplementos alimentares também são excelentes alternativas para ingerir aminoácidos essenciais. Para quem treina, o consumo pode ser feito antes ou depois da atividade física, com o intuito de fortalecer a função muscular e recuperar os músculos.