Assim, os chamados Mistérios que se rezam com o Rosário tratam-se, na verdade, da contemplação de certas passagens da vida de Jesus que, segundo a doutrina Católica, assumem particular importância para a história da salvação.
Domingo MISTÉRIOS GLORIOSOS 1) Ressurreição de Jesus 2) Ascensão de Jesus 3) Descida do Espírito Santo 4) Assunção de Maria 5) Coroação de Maria.
A Ressurreição de Jesus
O Terço da Divina Misericórdia é uma tradicional devoção Católica, concebida a partir das iluminações de Santa Maria Faustina na década de 1930.
2º mistério: A ascensão de Jesus; 3º mistério: Pentecostes – A vinda do Espírito sobre Maria e os apóstolos; 4º mistério: Maria assunta aos céus; 5º mistério: Maria coroada Rainha dos anjos e dos santos.
TERÇO MARIANO: Mistérios Gloriosos (Quarta-Feira e Domingo)
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.
Como rezar o Terço
O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, uma vez que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”.
TERÇO. Um dos objetos mais utilizados entre os católicos. Terço é um artefato católico criado para “contar” as orações. Cada bolinha representa uma “Ave Maria”, quando ela termina a oração, a pessoa passa para outra bolinha, iniciando uma nova oração até que se chegue a última bolinha, em que se reza um “Salve Rainha”.
Terço milagroso ao Espírito Santo. ✞ No início do terço, reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai. ✞ Reze a jaculatória: "Enviai-nos, Pai, o prometido paráclito por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém."
Oração pelos falecidos: Para os pais falecidos Ó Deus, que nos ordena honrar pai e mãe, abre os braços abertos da sua misericórdia para com os meus (nossos) pais falecidos: perdoa os seus pecados, e faça que um dia possa (possamos) revê-los novamente com alegria, à luz da Sua glória. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.
História. A história do Chotki ou corda de oração remonta às origens do próprio monaquismo cristão. Quando os monges começaram a entrar nos desertos do Egito, era costume deles rezar todos os 150 Salmos todos os dias. ... Assim, a tradição de dizer 150 (ou mais) Orações de Jesus todos os dias começou.
A história da música Ave Maria tem início com a oração escrita em latim e baseada no evangelho de Lucas. Em 1859, o compositor francês Charles Gounod criou o que viria a ser a versão mais conhecida da música, a Ave Maria de Gounod. ... A princípio, Gounod nomeou a obra de Meditação e dedicou à sua namorada.
Charles Gounod
A Hora do Angelus ou Toque das Ave-Marias ou Hora das Ave-Marias, que corresponde às 6h00, 12h00 ou 18h00, relembra aos católicos, mediante meditação e orações, o momento da Anunciação - feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria - da concepção de Jesus Cristo, acreditada como livre do pecado original.
Rezada desde os primórdios na liturgia bizantina, a Ave Maria foi adicionada à liturgia latina por São Gregório Magno, o organizador do canto gregoriano, como antífona do ofertório.
Segundo os Evangelhos, o Pai Nosso foi ensinado pelo próprio Jesus a pedido de um de seus discípulos. Há duas versões: uma, mais curta, em Lucas (11, 2-4), e outra, mais longa, em Mateus (6, 9-13).
Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém”. Por fim, o Sinal da Cruz: em nome do Pai, + e do Filho e do Espírito Santo.