Quando se tem dúvida sobra a semelhança do ambiente experimental ou quando se tem certeza da sua heterogeneidade deve-se utilizar o DBC. Nem sempre bloco é sinônimo de repetição. O número de blocos e repetições coincide apenas quando os tratamentos ocorrem uma única vez em cada bloco, sendo esta forma a mais utilizada.
Toda experimentação leva em consideração alguns princípios básicos necessários para a validade das conclusões que vierem a ser obtidas nos experimentos: (Príncipios da repetição, casualização e do controle local).
Unidade experimental (UE) É uma unidade de material ao qual é aplicado um tratamento. A unidade experimental pode ser um animal, ou um grupo de animais. As principais características das unidades experimentais é que elas devem ser independentes.
Tratamento é o método, elemento ou material, cujo efeito se deseja medir ou comparar em um experimento. Um tratamento pode ser, por exemplo, uma cultivar de soja, um medicamento, uma dose de um produto, um procedimento ou uma embalagem diferente.
Escolhemos o menu “statistics” na barra de ferramentas. Figura 2: Escolha do menu “statistics”. Como vamos realizar uma análise de cluster, que vai classificar as clientes de acordo com as respostas dadas às afirmações do questionário, devemos escolher a opção “classify”. Figura 3: Escolha da ferramenta.
O ındice de similaridade Jaccard indica a semelhança entre duas comunidades, comparando o n´umero de espécies entre as áreas utilizadas em seu cálculo e os n ´umeros de espécies exclusivas para cada área e o n ´umero de espécies comuns entre elas. com coeficiente de dissimilaridade d = (b + c)/(a + b + c).
O Índice de Jaccard é uma medida da similaridade entre dois conjuntos. Por exemplo, se tivermos dois conjuntos A e B, com os seguintes elementos A = {BB; BC; DD; DI; EF} e B = {BB; BD; DD; DF; EF}, podemos calcular o Índice de Jaccard pela intersecção entre esses dois conjuntos divido pela união deles.