No IPV4, os endereço IP são compostos por 4 blocos de 8 bits (32 bits no total), que são representados através de números de 0 a 255, como "43" ou "11". ... Ao conectar via ADSL ou oura modalidade de acesso doméstico, você recebe um único IP válido.
Toda endereço IP tem uma máscara correspondente. Essa máscara que identifica qual parte do endereço pertence a rede e qual parte ao host. Para dividir essa rede, nós podemos “dividir” essa máscara. Para isso, podemos usar valores diferentes entre 0 ou 255 .
Para subdividir uma rede classe A em sub-redes, basta usar bits adicionais para a máscara de sub-rede. Por padrão são utilizados 8 bits. Se você utilizar 10, 12 ou mais bits, estará criando sub-redes. O mesmo raciocínio é válido para as redes classe B, as quais utilizam, por padrão, 16 bits para a máscara de sub-rede.
Quantos IPs válidos existem na sub-rede: 200.
O IPv4, um de 32 bits, os endereços têm um limite de (232) endereços IP exclusivos. O esquema de endereço classful (Classe A, B e C) de alocação de endereços IP em incrementos de 8 bits pode ser muito desperdício.
O gateway organiza a troca de informações entre um equipamento (notebook, smartphone, etc) e a internet. ... Há controle das informações que entram e saem da rede interna. Usa-se muito o endereço ip durante as integrações. Outra atribuição dos gateways é “traduzir” as informações entre redes heterogêneas.
O endereço IPv6 tem 8 hextetos e geralmente é escrito ou exibido em notação hexadecimal. Em um endereço IPv4, cada octeto individual tem 8 dígitos binários (bits).