As instruções oficiais rezam que se coloca o sinal de pontuação depois das aspas quando estas “encerram apenas uma parte da proposição”, mas que o ponto vem antes das aspas quando elas “abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão”, ou seja, quando a citação é integral.
Como usar "aspas" corretamente
Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses, todavia seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra.
Se alguma coisa na citação for alterada, avise o leitor, por meio de nota ou advertência em seu próprio texto e se fizer correções ou acréscimos na citação, coloque-os entre colchetes, para demonstrar que não fazem parte do texto original.
E por falar em colchetes: estes são de praxe quando numa citação de livro ou transcrição de depoimento se enxertam comentários ou palavras para entendimento. Exemplo: O operador não sai desses comandos aqui, [ele] cumpre rotinas, talvez faça uma coisa assim [faz um gesto circular].
Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses; todavia, seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: - Em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra. - Para intercalar palavras ou símbolos não pertencentes ao texto.
Citação Direta
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver).