Zona afótica → representa a região marinha que não recebe qualquer interferência da incidência luminosa. Os organismos (heterotróficos) que habitam esta faixa dependem da disponibilidade de oxigênio e matéria orgânica absorvida, respectivamente dissolvida e percolada (decantada) da zona eufótica.
Oceanos e mares Quanto à penetração de luz, o ambiente marinho possui três regiões distintas: zona eufótica – região mais superficial que recebe maior quantidade de luz solar; zona disfótica – região pouco iluminada; zona afótica – iluminação totalmente ausente.
Resposta: Quanto à gradação de luz, o ambiente marinho se divide em: zona eufótica e zona afótica: ... - Quanto à profundidade, o ambiente marinho de divide em: zona litorânea, zona nerítica, zona abatial e zona abissal. Zona litorânea → limite existente entre o nível das marés (alta e baixa).
Em ecologia, chama-se zona afótica à camada profunda dos ecossistemas aquáticos onde já não se faz sentir a ação direta da luz solar, ou seja, não se desenvolvem nesta região seres fotoautotróficos, como as algas.
O plâncton é composto por organismos que ficam suspensos na água e engloba seres fotossintetizantes e pequenos animais. O termo plâncton, do grego planktos, significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água.
Os plânctons são microrganismos que fazem parte dos ecossistemas aquáticos. São geralmente microscópicos, unicelulares ou pluricelulares (algas microscópicas, bactérias, protozoários, etc.), os quais flutuam passivamente, de forma que são arrastados pelas correntes e movimentos das águas dos rios, lagos e mares.
Plancton : conjunto dos organismos que vivem dispersos nas águas doce, salobra e marinha ou no ar, com muito pouca ou nenhuma capacidade de locomoção, sendo transportados pelas correntezas. ... Entretanto, pouca atenção é dada aos pequenos organismos que ali vivem e que constituem a comunidade planctônica.
Fitoplâncton é um tipo de plâncton, ou seja, é um grupo de organismos microscópicos que flutua na água doce e em ambiente marinho. ... O fitoplâncton diferencia-se do zooplâncton, pois estes são organismos heterotróficos, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
O fitoplâncton apresenta grande importância para o meio ambiente. Por serem fotossintetizantes, eles garantem, por exemplo, a oxigenação da água. Além disso, constituem a base da cadeia alimentar aquática, uma vez que são produtores.
Os microcrustáceos que são encontrados no zooplâncton são alimento de grande importância para os peixes que não se alimentam diretamente de algas. ... O plâncton é utilizado como alimentação natural, substituindo em parte ou suplementando o emprego de ração alimentar para os peixes em cativeiro.
O padrão vertical de distribuição do plâncton na coluna d'água também está ligado ao gradiente de parâmetros abióticos, em especial à luminosidade. ... Este fenômeno causa a estratificação da coluna d'água, dificultando a migração dos organismos entre as distintas camadas d´água (i.e. com diferentes densidades).
Como exemplo dos néctons podemos citar os peixes, alguns grandes insetos aquáticos, moluscos, anfíbios, répteis e até mesmo algumas aves. Vale destacar que os peixes constituem o maior grupo de organismos presentes no nécton, sendo os peixes ósseos os com maior número de espécies e indivíduos.
Dentre os principais organismos planctônicos citamos os protozoários, as algas microscópicas, larvas de crustáceos, pequenos crustáceos, medusas e larvas de diversos animais. A comunidade marinha do plâncton também pode ser encontrada em ambientes límnicos (de água doce).
Bentos (de origem grega, benthos = profundidade) são organismos que vivem em associação com o fundo dos ambientes aquáticos, vivendo nele ou dependendo de seus recursos. Eles podem estar fixos ou livres no ambiente, porém não nadam ativamente nas águas como peixes e outros animais.
Os seres de hábitat aquático marinho ou dulcícola são classificados em seres planctônicos, nectônicos ou bentônicos. Seres planctônicos: não possuem órgãos de locomoção ou os têm rudimentares, sendo arrastados pela correnteza. ... Seres bentônicos: vivem apenas no fundo do mar, sendo fixos ou móveis.