Como solicitar o cartão do SUS pela internet?
Emitir cartão virtual do SUS pelo site
Os moradores da capital devem fazer a atualização através do site de recadastramento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No formulário online, é necessário informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS, e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau.
Como se cadastrar/recadastrar? O cadastro, ou recadastro, é feito por meio da internet, de qualquer computador, celular ou tablet. Quem não tiver acesso à internet pode procurar unidades de saúde ou o agente comunitário de saúde da sua área para fazer a inscrição presencial.
Também é possível consultar o número do seu Cartão Nacional de Saúde na página da web do Conecte SUS [conectesus-paciente.saude.gov.br]. Você pode tocar na opção “meus dados”, no menu lateral do site ou tocar no círculo laranja, no canto inferior direito da tela para visualizar o seu cartão.
Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento. Para quem ainda não possuir, o Cartão SUS é emitido pelas unidades de saúde pública que prestam atendimento ao cidadão nos estados e municípios.
Cartão SUS pela internet:
Para fazer o pré-cadastro e consultar o seu Cartão SUS, é preciso acessar o Portal de Saúde do Cidadão (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/). Também é possível baixar o aplicativo do Conecte SUS no seu celular por meio das plataformas da Play Store e App Store.
Confira como marcar consulta pelo aplicativo do SUS....Veja como:
A segunda via pode ser impressa em qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência. Para isto, tenha em mãos seus documentos pessoais, CPF, RG e se dirija até uma destas unidades para novo credenciamento. Em poucos minutos o operador do sistema cadweb poderá realizar a impressão de um novo cartão para uso.
O SUS nasceu por meio da pressão dos movimentos sociais que entenderam que a saúde é um direito de todos, uma vez que, anteriormente à Constituição Federal de 1988, a saúde pública estava ligada a previdência social e a filantropia.
Como atualizar o cartão do SUS pela internet
Para realizar esse serviço é necessário informar RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum familiar. A chefe da Atenção Primária à Saúde, Valdenice Queiroz, explica que mais de 330 mil cadastrados foram feitos.
Ao perder ou em caso de danos no cartão SUS, o paciente pode solicitar uma 2ª via em qualquer unidade de saúde próxima de sua residência. É necessário levar algum documento pessoal de identificação, como RG, e também o CPF. Para solicitar pela internet, o paciente deve acessar o portal do cidadão.
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
Manter os dados no cadastro do SUS sempre atualizados é fundamental para que todo procedimento ao qual o paciente for submetido conste em seu histórico de saúde junto ao prontuário eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde. ...
ATENDIMENTO TELEFÔNICO
O recebimento de denúncias e reclamações é feito: * Pelo telefone, através da Central 156 (opção 5), das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. * Pessoalmente, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Galeria Prestes Maia - Praça do Patriarca, 2, Sé.
Para realizar denúncia, ligue 156 (digite 0 e depois 4), ou acesse o site: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3630.
Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato pelo telefone 121 (a ligação é gratuita tanto para celular como para telefone fixo). Este é um serviço do Ministério da Cidadania . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Ouvidoria-Geral