Os arquegônios são estruturas multicelulares que produzem apenas uma oosfera (gameta feminino) — uma estrutura imóvel, diferentemente dos anterozoides.
O anterozoide é a célula sexual (ou gâmeta) masculina das plantas, mas também das algas, nos casos em que existe heterogamia. ... De facto, a flor é uma adaptação das plantas à vida em terra seca e consiste, essencialmente, na proteção dos anterozoides em grãos de pólen, cuja função é guiar os anterozoides até aos óvulos.
→ Gameta das plantas Nas plantas, existem diferentes gametas. Nas briófitas e pteridófitas, o gameta masculino é flagelado e nada até o gameta feminino, que é imóvel. O gameta masculino, nesse caso, é chamado de anterozoide, e o gameta feminino é a oosfera.
Um anterozoide une-se, no ventre do arquegônio, com a oosfera, originando a zigoto. Após a fecundação, o zigoto desenvolve-se sobre o gametófito feminino, formando o esporófito.
Resposta. O anterozoide chega até a oosfera devido a água, que tem a função de deslocamento do anterozoide flagelado até a oosfera.
Micrósporo: formará o gametófito masculino....Primeiros vegetais a conquistarem definitivamente a independência da água para fecundação.
Dessa forma, a partir das gimnospermas, há dois tipos de gametófitos: Micrósporo: Gametófito masculino especializado na produção de grãos de pólen, o gameta masculino; Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.
O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração. Quando os esporófitos amadurecem, eles produzem esporos haplóides (n) através de meiose, no interior de estruturas chamadas de esporângios.
Na prófase 1 da meiose ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e o crossing-over, ja na prófase da mitose, nenhum desses processos citados acima ocorrem.