Como o nome deixa entender, esse fichamento busca resumir com mais detalhes, de forma completa. Não deve ser longo, mas nunca curto demais, como um sumário de partes do texto. A sua elaboração inclui as referências do texto, o destaque de citações relevantes do texto e considerações pessoais a respeito do texto./span>
Quando a ficha finalmente caía, tudo se resolvia. Com o tempo, as pessoas passaram a dizer metaforicamente “a ficha ainda não caiu” para expressar um situação em que demoravam a entender um fato qualquer, ou mesmo demoravam a atinar sobre a gravidade de um determinado fato.
Significado de Cair em si expressão Reconhecer erro ou imprudência depois de ter-se iludido com algo; tomar consciência do que fez ou do que ia fazer: quero ver o povo cair em si depois das declarações do presidente interino.
A casa caiu é uma expressão popular usada quando tudo dá errado, não havendo nada que se possa fazer para contornar o caos provocado. Significa que alguma situação não teve um bom desfecho, que algo deu errado ou que uma situação saiu do controle./span>
1. Tirar a (uma coisa) o que a suja (lavando, esfregando, sacudindo, escovando, varrendo, joeirando, etc.). 2. [Figurado] Comer todo o conteúdo de.
Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.
Espanto, surpresa, dúvida, impaciência, admiração e até susto… O significado de uai — expressão mais simbólica e representativa de Minas Gerais — é bem amplo e dá pano pra manga!/span>
Um clássico mineiro, trem pode significar praticamente qualquer coisa, objeto ou comida. Tudo pode ser um trem. Pode pegar aquele trem ali para mim? Estou com vontade de comer um trem bom hoje.
Essa expressão, comumente utilizada por nativos das Minas Gerais, pode ser utilizada como vírgula, interjeição, interrogação ou qualquer pausa ou flexão na forma falada. a definição mais aceita pelos acadêmicos é a de que "Uai é uai, uai!" Você vai para casa?
O ôxe já é abreviatura [de oxente]. É a mesma coisa de vosmicê que deu origem a você", afirma Yeda, que também é professora, especialista em línguas africanas e autora do livro "Os falares africanos na Bahia". Para quem é de fora, o modo de falar do soteropolitano chama a atenção./span>