EQST

Quais Os Principais Fatores Ligados Estabilidade Nuclear?

Quais os principais fatores ligados à estabilidade nuclear?

Temos basicamente três fatores a serem levados em consideração: (a) a energia disponível no processo; (b) o tipo de interação fundamental que resulta naquele processo e (c) as leis de conservação de números quânticos no processo (conservação de carga, número bariônico, número leptônico, etc.).

O que é instabilidade nuclear?

Instabilidade nuclear O núcleo de um átomo é instável quando ele apresenta um número de prótons maior ou igual a 84. Porém, existem algumas exceções, pois há átomos que apresentam um número de prótons menor que 84 e mesmo assim são instáveis, como: Césio (Cs): apresenta 55 prótons em seu núcleo.

Porque um elemento é radioativo?

Em geral, os elementos são considerados radioativos quando apresentam número atômico (indicativo do número de prótons no interior do núcleo do átomo) maior ou igual a 84, que é o número atômico referente ao elemento químico polônio.

O que é um núcleo estável?

Uma estabilidade nuclear é determinada pela competição entre duas interações fundamentais. Os núcleos atômicos consistem em prótons e nêutrons, que se atraem através da força nuclear , enquanto os prótons se repelem através da força eletromagnética devido à sua carga positiva.

Porque o núcleo do átomo é estável?

Para que um núcleo seja estável, é preciso que a repulsão elétrica entre os prótons seja compensada pela atração entre os núcleons devido à interação nuclear. Entretanto, um próton repele todos os outros prótons do núcleo, já que a interação eletromagnética é uma interação de longo alcance.

O que são átomos instáveis de um exemplo?

Um átomo instável é um átomo que não possui 8 elétrons em sua última camada de valência, que é a última camada elétrica de um elétron. O cloro, que possui 7 elétrons em sua última camada de valência, e o sódio, que possui apenas um elétron em sua última camada, são exemplos de átomos instáveis.

Quando um átomo é considerado instável?

Os atomos estáveis são aqueles que possuem 8 eletrons em sua camada de valencia. ... Os atomos instáveis são aqueles que possuem sua camada de valência "incompleta", pois não apresentam os 8 elétrons conforme a regra dos octetos.

O que significa a regra do octeto de exemplo?

A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera).

O que significa dizer que um átomo é estável e instável?

Basicamente, significa que todo átomo que tenha 8 elétrons na sua camada de valência tem estabilidade. É esse o caso dos gases nobres. Todos eles têm a camada de valência completa. Em contrapartida, átomos instáveis são aqueles que têm menos de 8 elétrons na parte mais externa da sua eletrosfera.

O que significa elemento estável?

Elementos estáveis são aqueles que tem 8 elétrons na ultima camada, no caso da tabela periodica são os gases nobres.

O que significa dizer que um átomo?

Os átomos estáveis, dentro dos conceitos da Química, são aqueles que apresentam oito elétrons em sua camada de valência, ou seja, estão completos, como é o caso dos gases nobres.

O que significa a palavra covalente?

Significado de Ligação covalente substantivo feminino [Química] Ligação entre os átomos caracterizada pelo compartilhamento de elétrons na camada de valência, causando uma atração recíproca entre eles, o que mantêm a molécula unida.