adjetivo Indivíduo tímido, incapaz, sem muita aptidão. Etimologia (origem da palavra gauche).
Carlos Drummond de Andrade Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos.
Adélia Prado Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher, esta espécie ainda envergonhada. Aceito os subterfúgios que me cabem, sem precisar mentir.
não perguntam nada. é sério, simples e forte. Quase não conversa. o homem atrás dos óculos e do bigode.
Resposta. A) A diferença se dá pois na frase "atrás dos óculos e do bigode", ele parece estar se escondendo de quem realmente é.
Gauche e coxo são palavras que têm sons parecidos e ambas conotam uma situação negativa, embora uma seja francesa e outra brasileira. Assim, nesse seu final, o poema de Adélia Prado sublinha a oposição entre o universo feminino e o masculino: ser coxo na vida é maldição pra homem / Mulher é desdobrável.
c) O que significa a expressão “carregar bandeira”? (3º verso) (Resposta possível: carregar bandeira pode significar “defender causas”, ressignificar a vida, enfim, se desdobrar).
As poesias e musicas podem fazer uso da chamada licença poética, que é a permissão para extrapolar o uso da norma culta da língua, tomando a liberdade necessária para utilizar recursos como o uso de palavras de baixo-calão, desvios da norma ortográfica que se aproximam mais da linguagem falada ou a utilização de ...