Oposto. É o jogador que atua na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundo.
O Central é, quase sempre, o jogador mais alto de uma equipe de Voleibol. O Central se posiciona no centro da “Rede” ou zona de ataque (posição 3), é protagonista nos “Bloqueios” e responsável por atacar a bola de 1º tempo ( aquele ataque curto e rápido próximo a rede).
Os Tipos de Defesa são os Fundamentos de Defesa do Voleibol, as técnicas de defesa mais utilizadas no Vôlei são: Bloqueio, Manchete, Defesa com Rolamento, Defesa com Mergulho ou Peixinho e Defesa com o Pé.
líbero
O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária.
É a ação para interceptar qualquer ataque da equipe adversária que salta no net com os braços levantados olhando diretamente devolver a bola para o adversário, ou na sua falta, agitar o tribunal frente para induzi-lo a tomar a bola fora dos limites de jogo.
Zona de ataque: É a área em que os jogadores podem atacar contra a quadra adversária. Compreende 3 metros para cada lada da rede. Zona de defesa: É a zona em que 95% das bolas rebatidas pelo ataque da outra equipe entram.
Os principais fundamentos da defesa “individual” são:
"Fundamentos individuais de defesa individual são técnicas, posturas, procedimentos, atitudes e recursos que tornam o jogador mais qualificado para defender dentro de um sistema de defesa individual”. Assinale a afirmativa que melhor apresenta o que é necessário para se obter uma boa postura defensiva.
Os principais Fundamentos são o Saque ou Serviço, a Recepção ou Passe, o Levantamento, o Ataque (Cortada), o Bloqueio e a Defesa... Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção....Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.
Ribeiro, (2004) classifica o saque em três tipos, dos quais são os mais utilizados na atualidade: • Saque por baixo; • Saque por cima; • Saque viagem (este se diferencia do saque por cima, por ser executado em suspensão).
Um jogador estará em posição de impedimento quando: qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver na metade do campo adversário (excluindo a linha de meio de campo) e se; qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário.
Cada esporte tem o seu fundamento, ou seja, um conjunto de normas e regras que atuam como base reguladora de toda a modalidade, seja no âmbito técnico, tático ou físico. Exemplo: fundamento do voleibol, fundamento do basquete, fundamento do handebol, fundamento do futsal e etc.
Para uma melhor prática do futebol, faz-se necessário o conhecimento e domínio de algumas técnicas básicas, tais como: condução, passe, chute, drible ou finta, recepção, cabeceio e arremesso lateral.
Resposta: (1) remate; (2) cabeceamento; (3) drible; (4) condução e (5) controlo da bola. Explicação: Para o “Arquiteto do Dream Team” o Treinador deve criar jogos onde os jogadores tenham a oportunidade de treinar de forma específica estes 5 elementos básicos do futebol.
2.