R$ 6.
5 anos
Confira as faculdades de Engenharia Naval reconhecidas pelo MEC:
O engenheiro naval projeta toda a estrutura dos navios. Para fazer isso, ele considera o fim a que se destina o navio, barco, lancha ou submarino; a quantidade de carga e de passageiros; a distância a ser percorrida e o local aonde vai navegar: mar, rio ou lago.
A construção do navio começa com partes menores, as chapas e perfis. As chapas são placas de aço com cerca de 12 metros de altura por 3 de largura, e espessura mínima de 6 milímetros. Na caldeiraria do estaleiro, são marcadas e cortadas em tamanhos e formatos já definidos em projeto.
Com duração de aproximadamente 5 anos, o curso oferece habilitação de bacharelado, e é encontrado somente na modalidade de ensino presencial. Para exercer a função de engenheiro naval, o profissional após formado deve ser registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
O Curso de Formação (CFO) tem duração de 25 semanas, sendo três semanas constituídas pelo Período de Adaptação. O CFO é realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Rio de Janeiro.
Como funciona o curso de Engenharia Aeroespacial? O curso de graduação tem duração média de 5 anos e visa formar profissionais capacitados para projetar, construir e fazer a manutenção de veículos espaciais. Nos primeiros anos do curso, o estudante tem uma formação básica comum a todos os cursos de Engenharia.
O engenheiro aeroespacial pode trabalhar na área da Aeronáutica, como por exemplo, na Embraer e em companhias aéreas, ou mesmo em setores correlatos, como na Engenharia Eletrônica e Engenharia da Computação.
Um cientista de dados formado pelo MIT ganha um salário de US$ 115.
De maneira geral e simplificada, ambos os cursos preparam os estudantes para projetar e trabalhar com aeronaves. A maior distinção entre elas é que a Aeroespacial tem foco em voos espaciais e a Aeronáutica, em voos aéreos. A Aeronáutica, na verdade, é um campo da Engenharia Aeroespacial.