O cheque cujo motivo de sustação declarado pelo emitente foi o de extravio, ou desacordo comercial, ou ainda outro motivo de exclusivo interesse do emitente, será devolvido pelo motivo 21 – contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou pelo portador.
Quando um cheque é devolvido a instituição que faz a devolução identifica um código para esta causa, que em caso de prescrição o motivo é o de número 44, classificado como "apresentação indevida".
Apesar de não tratar-se de rasura grosseira, pode o banco, no exercício regular do seu direito e visando se ausentar de possível responsabilidade pelo pagamento indevido, devolver o cheque pela alínea 35. ... Compensação de cheque. Devolução pelo motivo 35. Constatação de adulteração no preenchimento da cártula.
Cheques irregulares Motivo 33 – Divergência de endosso (significa que o cheque emitido é de um banco mas por engano foi depositado em outro, indica-se reapresentação do cheque para o banco correto).
expressão Prática Espúria. Ação de apresentar, num mesmo dia, de três cheques que pertencem a conta encerrada de uma pessoa física ou jurídica. Etimologia (origem da palavra espúria).
Inicialmente, o cheque devolvido pelo motivo 70 não pode ser registrado no banco de dados. Contudo, o associado poderá reapresentá-lo mais uma vez.
Para regularizar a situação quando um cheque é devolvido sem fundos, o consumidor tem que levar o próprio cheque ou carta de anuência, demonstrando que houve o pagamento ao favorecido. A carta de anuência deve, necessariamente, ser assinada pelo próprio favorecido.
A microfilmagem de documentos trata-se de uma metodologia usada para preservar a informação e a imagem documental. Tal sistema ainda permite converter o microfilme em imagem digital, garantindo rapidez no acesso a partir do gerenciamento eletrônico de arquivos, ou seja, a consulta feita diretamente no computador.