A seguir, confira sete raças de cachorro que vivem mais.
Segundo a veterinária, o chumbinho atinge o rim, o fígado e o pulmão e provoca asfixia e insuficiência respiratória. Além disso, o efeito dele é rápido e não tem antídoto, segundo Aparecida "Os sintomas começam a aparecer de 10 a 15 minutos depois dele ter ingerido.
— Quando é envenenado dessa maneira, o rato não morre imediatamente. Isso acontece só quando ele já está de volta à família. E, depois que um segundo integrante morre do mesmo jeito, os outros entendem que aquele alimento está contaminado e param de consumi-lo — diz ele.
Trata-se de um veneno potentíssimo, letal em mínimas doses. Apresenta-se na forma de um sal branco, inodoro, sem sabor e translúcido quando diluído em água. É mortal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Não existe antídoto conhecido.
Agrotóxicos carbofurano e terbufós são componentes do "chumbinho", utilizado ilegalmente como raticida. Produto muito vendido de maneira ilegal para matar ratos em várias cidades, o “chumbinho” está em muitos dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
O fluoracetato de sódio é um veneno altamente letal, usado em raticidas, e tem a comercialização proibida no país. Segundo José Luiz Catão Dias, diretor técnico-científico do zoológico, o veneno age dentro das células, principalmente do coração, impedindo que elas respirem.
O monofluorcetato de sódio é um derivado do ácido monofluoracético e age no organismo dos mamíferos bloqueando o ciclo de Krebs, que pode levar à parada da respiração celular oxidativa e ao acúmulo de amônia na circulação. Desidratação do ácido monofluoracético com liberação de água.